A PANDEMIA POR COVID-19: RELAÇÃO ENTRE SAUDE MENTAL E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE (CURSO DE PSICOLOGIA)

Sheyla Cristina Mota de Souza, Marise de Leão Ramôa

Resumo


É comum que os profissionais da área da saúde, que trabalham na linha de frente da COVID-19, estejam bem mais vulneráveis a problemas emocionais, porque eles acabam lidando com os sentimentos de estresse, fracasso e impotência por conta das experiencias vivenciadas e da sobrecarga de serviço. O presente trabalho possui como objetivo abordar a relação entre saúde mental e o trabalho dos profissionais da saúde que estão na linha de frente na luta para salvar os pacientes da COVID-19. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde foram verificados artigos científicos, retirados das bases de dados como Google Acadêmico e Scielo, entre os anos de 2002 e 2021, intervalo temporal que foram publicados artigos que se relacionam com a temática abordada neste trabalho. Como resultado, existe uma pluralidade de elementos que acabam impactando na saúde mental dos profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente do combate à pandemia do Covid-19. Faz-se necessária a introdução ou ampliação de ações a partir da preocupação com um possível sofrimento psíquico, onde a atenção à saúde mental pode ajudar muito esses profissionais, que necessitam ser apoiados. Dessa forma, é importante destacar que, assim como os que estão doentes, todos os profissionais sendo eles, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, entre muitos outros, podem precisar ter à disposição programas de apoio e acompanhamento psicológico nos períodos que contemplam a pandemia, assim como no período pós-pandemia.

Palavras-chave: Profissionais da saúde. COVID-19. Saúde mental. Psicanálise.


Texto completo:

PDF

Referências


BERTÃO, F. R. B. M. HASHIMOTO, F. (2006). Entre o desejo e o sofrimento psíquico no trabalho: um estudo de caso com professora de educação infantil. Psicologia em Revista, 12(20). Recuperado em 15 abril, 2014, de http://periodicos.pucminas.br/index.php/ psicologia emrevista/article/ view/249/259. Acesso em: 15 de julho de 2021.

BEZERRA, Gabriela Duarte. et al. O impacto da pandemia por Covid-19 na saúde mental dos Profissionais da saúde: revisão integrativa. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME, EDIÇÃO ESPECIAL COVID19 – 2020 e-020012. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/download/758/714. Acesso em: 13 de agosto de 2021.

BRASIL, Ministério da Saúde do Brasil. (2020). Influência da COVID-19 na Saúde Mental de Profissionais de Saúde Survey. Secretaria de Gestão Do Trabalho e Da Educação Em Saúde (SGTES) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Disponível em: https://pt.surveymonkey.com /r/Covid-19_SaudeMental_SGTES. Acesso em: 18 de agosto de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes Nacionais da Vigilância em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2010.

CALAZANS, R; BASTOS, A (2008) Urgência subjetiva e clínica psicanalítica. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlpf/a/bWJgqMKJnKrzcHypcYnRsgM/?lang=pt. Acesso em 28 de outubro de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.