TELETRABALHO E SEUS CUSTOS PARA OS SERVIDORES DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA (DIREITO)

Ana Carolina Santos

Resumo


Introdução: A pandemia Covid-19 ocasionou um novo paradigma a respeito do trabalho remoto, trazendo novas exigências e modificações às relações de trabalho e seu ambiente organizacional, além disso foi realizado um panorama acerca de que forma o teletrabalho foi elaborado e posto em prática no Poder Judiciário. O presente estudo se desenvolve a partir de uma relação de custos e despesas envolvidos na realização do teletrabalho, sejam servidores públicos, sejam empregados celetistas. Por esse motivo, analisa-se a ótica de empregados regidos sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, a partir desse ponto, discute-se, por meio da análise das normas dos Tribunais de Justiça das regiões centro-sul do país, de que forma os custos e despesas do teletrabalho estão distribuídos para os servidores ou para os Tribunais de Justiça. Objetivo: Analisar de quem é a responsabilidade dos custos e despesas importantes para desenvolver o trabalho remoto nos Tribunais de Justiça das regiões centro-sul do país. Metodologia: Pesquisa aplicada com abordagem qualitativa e utilizando os procedimentos técnicos de revisão de literatura e documental, com análise de normas sobre teletrabalho dos Tribunais de Justiça das regiões centro-sul. Conclusão: Há transferência de despesas da Administração Pública durante a realização do teletrabalho, em especial do Judiciário estadual na amostra aqui retratada, para seus servidores.

Palavras-Chave: Teletrabalho; Trabalho remoto; Equipamentos; Custos; Tribunal de Justiça; Servidores.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Evelise Dias; FISCHER, Frida Marina. A justiça não pode parar?! Os impactos da

COVID-19 na trajetória da política de teletrabalho do Judiciário Federal. Revista Brasileira de

Saúde Ocupacional [online]. 2020, v. 45. Disponível em:

. Acesso em 22 de maio 2022.

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-Lei n. 5.452, de 1o de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1o de maio de 1943. Disponível em: . Acesso em 04 de dez de 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução n. 227, de 15 de junho de 2016. Regulamenta o teletrabalho no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. Publicado no DJE/CNJ no 102, de 17 de junho de 2016, p. 2-4. Disponível em . Acesso em 15 denov de 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.