DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DA PESSOA IDOSA NO ÂMBITO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS ILPI (DIREITO)

Antônia Aparecida Albuquerque

Resumo


O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma discursão sobre os direitos e garantias fundamentais da pessoa idosa no âmbito de uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI). As politicas que garantem os direitos da terceira idade foram analisadas através de um levantamento bibliográfico, para assim trazer um melhor resultado. Este trabalho tem por objetivo analisar as principais dificuldades e suas causas, que as pessoas idosas e suas famílias enfrentam no âmbito da institucionalização do idoso. Para a realização deste trabalho, utilizou-se pesquisas bibliográficas sobre o tema, entrevistas com as famílias dos idosos institucionalizados, assistentes sociais e funcionários das instituições. Apesar das melhorias nos direitos e garantias dos idosos, a falta das politicas públicas voltadas para este segmento ainda prejudica o crescimento e o conhecimento da pessoa idosa.

Palavras-chave: idosos instituicionalizados, alienação parental, instituições de longa
permanência.


Texto completo:

PDF

Referências


OLIVEIRA, Nayara Hakime Dutra. Recomeçar: família, filhos e desafios. Cultura Acadêmica, 2009.

Revista Mineira de Enfermagem, expectativas e adaptação de idosos internados em instituição de longa permanência.

SILVA, Caroline Fernandes; DE FARIA, Sabrina Alves. O MINISTÉRIO PÚBLICO E O SERVIÇO SOCIAL NAS VISTORIAS REALIZADAS NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS-CRAAI VOLTA REDONDA. Episteme Transversalis, v. 13, n. 2, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.