O PROTESTO EXTRAJUDICIAL DA CERTIDÃO DE DÍVIDA ATIVA COMO INSTRUMENTO DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO (DIREITO)

Bruno Barbiani, Danielly Ximenes

Resumo


O presente artigo tem a finalidade de demonstrar a importância do protesto extrajudicial da certidão de
dívida ativa como instrumento de recuperação de crédito. Como objetivo geral será analisada a efetividade do protesto extrajudicial da certidão de dívida ativa como recuperação de crédito e os títulos de créditos, bem como uma breve análise no Provimento no 86/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e seus benefícios aos credores e devedores, a partir da simplificação do procedimento para o protesto e apontar a importância do protesto de certidão de uma dívida ativa para recuperação de crédito diante do cenário nacional. Trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho descritivo com a apresentação de resultados qualitativos. Como resultado espera-se esclarecer a fundamentalidade do protesto extrajudicial da certidão de dívida ativa como instrumento da recuperação de crédito e a eficácia que o protesto extrajudicial que acarretará benefícios.

Palavras-Chave: Protesto de Títulos; Recuperação de Crédito; CDA; Execução Extrajudicial.


Texto completo:

PDF

Referências


CHINI, Alexandre. et al. O Novo Protesto de Títulos e Documentos de Dívida: Os Cartórios de Protesto na Era dos Serviços Digitais. Salvador: Editora JusPodivm, 2020.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial: Direito de empresa. 14. ed. São Paulo:

Saraiva, 2010. v. 1.

COELHO, Fábio Ulhoa. Nota promissória. In:_____. Novo manual de direito comercial: direito de empresa. 29. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017, terceira parte, Cap. 20. p. 266-268.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.