SEGURANÇA DO PACIENTE NO CENTRO CIRÚRGICO: dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem na aplicação do checklist e time out (Enfermagem)

Caroline Souza, Tauanna Santos, Everaldo Silva Júnior, Gessica Fonseca

Resumo


O centro cirúrgico (CC) é uma unidade hospitalar onde trata patologias, obtêm diagnósticos através de procedimentos
cirúrgicos eletivos, de urgência e emergência, de alta e média complexidade. Setor este, onde existe a circulação de equipe interdisciplinar, os profissionais trabalham sob pressão e isso o torna um ambiente propício a erros, erros nos quais são considerados evitáveis. A lista de verificação de cirurgia segura foi preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de aumentar a segurança nos procedimentos cirúrgicos e reduzir os eventos adversos (EV). A segurança do paciente se entende por redução do risco de prejuízos desnecessários à saúde do indivíduo dentro da assistência, tendo como ferramenta principal no centro cirúrgico o check list e time out. O estudo teve como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem na implementação do check list e time out no centro cirúrgico. Foi realizado um estudo
exploratório, com análise de conteúdo, através de revisão literária de artigos científicos. Após análise, pode-se observar que há inúmeras dificuldades em sua implementação bem como, a sua utilização no processo de assistência dentro do CC por toda
equipe multidisciplinar, apresentando os benefícios e o baixo custo pela sua implementação.

Palavras-chaves: Segurança do Paciente; Centro Cirúrgico; Enfermagem Perioperatória.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Ingrid Moura et al. Cultura de segurança do paciente em centro cirúrgico: visão da enfermagem. Revista Gaúcha Enfermagem (RGE), Abril/2019. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rgenf/a/zxZjZd3vY84xr8FvRj7httr/?lang=pt > Acesso em: 22 de fevereiro de 2022.

ANDRADE, Vera Regina Medeiros et al. Interdisciplinaridade como instrumento educativo em saúde: um estudo sobre o câncer de colo do útero. RBAC, Campus de Santo Ângelo – RS,Março/2017. Disponível em:

http://www.rbac.org.br/wp-content/uploads/2017/08/RBAC-vol-49-2-2017-ref.-541-finalizado.pdf > Acesso em: 20 de março de 2022.

BORSON, Lourena Aparecida Machado Godoi; CARDOSO, Michelle da Silva. A teoria ambientalista de Florence Nightingale. Revista Saúde em Foco, 10 ed. 2018. Disponível em:

NTALISTA-DE-FLORENCE-NIGHTINGALE.pdf > Acesso em 02 de Novembro de 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.