A ENFERMAGEM E NA SAÚDE DO TRABALHADOR (Enfermagem)

Daniella Bruno, Jessica Pereira, Saulo Sousa

Resumo


O presente artigo tem por finalidade compreender o papel do enfermeiro do trabalho no contexto empresarial, em órgãos do governo ou dentro de unidades de saúde. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, descritiva, com pesquisa bibliográfica que
demonstrasse os riscos ocupacionais a que estes profissionais estão expostos, bem como a compreensão das suas funções frente aos cuidados essenciais para a manutenção da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores, tanto em indústria, como,
principalmente, em unidades de saúde. Como a saúde é primordial para qualquer tipo de prestação de serviço, a enfermagem tem total impacto dentro das empresas para assegurar a qualidade da saúde do indivíduo, minimizando riscos de acidentes e também índice elevado de afastamento das suas atividades decorrente a algum problema de saúde, acarretando danos e gastos para a empresa. As empresas têm avaliado sua importância aos longos dos anos desde o seu surgimento. É um campo que exige muita pesquisa, criação de normas ainda mais intensas, campanhas ainda mais acentuadas de comunicação e reeducação. Os riscos sempre existirão, no entanto, podem ser minimizados e prevenidos, gerando, assim, maior rendimento dos trabalhadores e melhor qualidade de vida para os mesmos.

Palavras-chave: enfermeiro do trabalho; saúde do trabalhador; enfermagem no trabalho; trabalho; saúde.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRINO, Fernanda Cordeiro; COUTINHO, Milena Augusta de Aguiar. Atuação do enfermeiro do trabalho no serviço de saúde ocupacional nos diferentes níveis de atenção. Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, 2013. Disponível em:

http://www.repositorio.bahiana.edu.br/jspui/bitstream/bahiana/556/1/TCC%20Enf.%20do%20Trabalho

%20-%20Conclu%C3%ADdo.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2022.

ALMEIDA, Valquíria Aparecida Barbosa; PRUCOLI, Monique Bessa de Oliveira; NASCIMENTO, Roberta da Silva. Enfermagem Do Trabalho No Brasil. In: V Expo ciência - Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC, 2020. Disponível em:

https://www.doity.com.br/anais/vexpofamesc2020/trabalho/165962. Acesso em: 14 de maio de 2022.

ALVES, Nágila Silva et al. Riscos Ocupacionais e seus Agravos aos Profissionais de Enfermagem: Revisão Integrativa da Literatura. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. e25687-e25687, 2021. Acesso em: 19122022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.