A IMPORTÂNCIA DA FRENECTOMIA COMO O TRATAMENTO MAIS UTILIZADO PARA ANQUILOGLOSSIA E O PAPEL DO ENFERMEIRO NO RESTABELECIMENTO DO ALEITAMENTO MATERNO (Enfermagem)

Larissa Rodrigues, Lavinea Marçal, Lilian Elias

Resumo


A anquiloglossia é uma anomalia da língua caracterizada pela inserção curta do freio lingual, ou inserção extensa do músculo genioglosso, o que resulta na limitação dos movimentos linguais. E tem sido apontada como um dos fatores que podem interferir negativamente na amamentação, diminuindo a mobilidade lingual do recém-nascido, dificultando a realização da pega correta e sucção, interferindo na produção de leite e no esvaziamento total das mamas. Como consequências levam a problemas para a criança, como a falta ou a deficiência de nutrientes, alteração de humor, dor e fissuras nas mamas das puérperas durante o processo de amamentação. Existem duas formas de tratamento: a forma cirúrgica chamada de frenectomia e a ambulatorial a frenotomia, a fim de otimizar a amamentação, garantindo assim conforto à criança e à mãe. O enfermeiro como articulador no processo de aleitamento materno, tem papel fundamental, auxiliando no diagnóstico precoce e orientando a mãe ou responsáveis sobre a correção da anomalia o mais breve possível. Portanto, este trabalho teve o intuito de realizar um estudo bibliográfico sobre essa alteração do frênulo lingual com intuito de abordar um tema pouco discutido, mas que traz grandes consequências para o binômio mãe e filho.

Palavras-chaves: Recém-nascido (RN); Frênulo lingual; Amamentação; Anomalia.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Maria da et al. Avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos com dois protocolos e sua relação com o aleitamento materno. Jornal de Pediatria, v. 96, n.3, p. 379-385, 2020. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/jped/a/6YRxSGHvcfGTyyTYF5TRgPQ/?lang=pt >. Acesso em 18 de outubro de 2022.

AZEVEDO, Ana Regina Ramos et al., O manejo clínico da amamentação: saberes dos enfermeiros. Rev: Esc Anna Nery, v. 19, n.3, p. 439-445, ago./set. 2015. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ean/a/BsFg7cnYsXZrxBHsV7cd7qD/?format=pdf〈=pt >. Acesso em 04 de

outubro 2022.

BRASIL-Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde departamento de açõesprogramáticas estratégicas coordenação geral de saúde da criança e aleitamento materno. Disponível em:

. Acesso em 02 de abril de 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.