PLANO DE PARTO: O ENFERMEIRO NA UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E EMPODERAMENTO NA ERA DA CESÁREA (Enfermagem)

Luísa Faria, Alexandre Alves

Resumo


No decurso dos anos até os dias atuais, o processo do nascer sofreu algumas transformações. Nos primórdios, a maioria dos partos eram realizados fora das instituições hospitalares, frequentemente conduzidos e auxiliados por parteiras, com o avanço da tecnologia em beneficio a saúde o quadro se inverte e temos a maioria dos partos acontecendo dentro das maternidades, por meio cirúrgico e com pouco protagonismo da pessoa gestante. O Plano de Parto é reconhecido pelo Ministério de Saúde como
um documento e foi descrito, em 1996, em uma lista de “Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento”, da Organização Mundial de Saúde (OMS,2016), sua finalidade é devolver e estimular o protagonismo da gestante, bem como seu direito de escolha, e é uma maneira conscienciosa de instigar a procura sobre conhecimento. Neste artigo, serão discutidos tópicos acerca do cenário atual dos nascimentos no Brasil e o enfermeiro como ferramenta de introdução ao Plano de Parto e facilitador de educação continuada em saúde.

PALAVRAS-CHAVE: plano de parto; empoderamento; cesariana; humanizado; atenção primária; pré natal.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.