O RECONHECIMENTO DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA E SEUS EFEITOS SUCESSÓRIOS NO MUNDO JURÍDICO (DIREITO)

Laura Pinehiro

Resumo



O presente trabalho tem a finalidade de apresentar os efeitos decorrentes do surgimento da multiparentalidade no ramo das sucessões. Em primeiro plano, analisa-se o advento da afetividade e a evolução histórica do sentido de família no
âmbito do direito e na sociedade. Após, será analisado o instituto da filiação na visão da Constituição Federal de 1988 e do Código Civil, vigentes em nosso país, assim como a importância dos princípios que estão relacionados ao tema.
Adiante, estuda-se a posição doutrinária acerca do tema delimitando-se ao reconhecimento socioafetivo post mortem considerado uma problemática a ser tratada, como também, as decisões dos tribunais demonstrando a posição destes ao tema proposto. Conseguinte, é apresentado a problemática que precisará ser esclarecida através do Direito, baseando-se na metodologia bibliográfica englobando entendimentos doutrinários e jurisprudenciais.


Palavras-chave: Filiação socioafetiva; família; afetividade; sucessão; herança.


Texto completo:

PDF

Referências


OLIVEIRA. Eliana Maria Pavan. SANTANA. Ana Cristina Teixeira de Castro. PATERNIDADE SOCIOAFETIVA E SEUS EFEITOS NO DIREITO SUCESSÓRIO. Revista Jurídica UNIARAXÁ, Araxá, v. 21, n. 20, agosto de 2017.

PEREIRA. Aléssia. RECONHECIMENTO DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA POST MORTEM: ANÁLISE DE JULGADOS DO STJ ACERCA DO TEMA. Revista Conversas Civilísticas, Salvador, v. 1, n. 1, jan./jun. 2021.

RAMOS, Elaine Cristina Gabriel. A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE FAMÍLIA NO ÂMBITO DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista de Filosofia do Direito, do Estado e da Sociedade (FIDES), Natal, v. 5, n. 2, julho/dezembro de 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.