APLICAÇÃO DAS PENAS NOS CRIMES HEDIONDOS: REQUISITOS LEGAIS PARA QUALIFICAR A SORDIDEZ QUE TIPIFICA A CONDUTA DELITUOSA (DIREIOT)

Marcelly Meireles

Resumo


Resumo: Este trabalho apresenta considerações sobre a aplicação das penas nos crimes hediondos,
discorrendo acerca dos requisitos legais para qualificar a sordidez que tipifica a conduta delituosa. O objetivo geral é: apresentar as principais mudanças empreendidas pela Lei 13.964/2019 (pacote anticrime) que trouxeram alterações na aplicação das penas nos crimes hediondos. Os objetivos específicos são: destacar as exigências legais para o juiz aplicar a pena conforme a norma penal; discorrer sobre a função da aplicação da pena em relação aos crimes hediondos; elencar as
circunstâncias agravantes e atenuantes que servem para a dosimetria da pena; explicar sobre a
possibilidade de ressocialização do preso a partir do entendimento da nova lei anticrime. Este estudo
é uma pesquisa de âmbito bibliográfico, pois foi realizada uma consulta apurada nos sites acadêmicos e em materiais físicos, fazendo amadurecer uma hermenêutica acerca da temática. O pacote anticrime apresentou mais um leque de crimes hediondos, foi rigoroso em relação à aplicação da execução penal e tratou de determinar uma progressão de regime de pena a partir do artigo 112 da Lei de Execução Penal (LEP), mudando a fração temporal para uma percentagem maior.

Palavras-Chaves: Aplicação das Penas; Crimes Hediondos; Pacote Anticrime; Dosimetria da Pena;
Progressão de Regime.


Texto completo:

PDF

Referências


PEREIRA, Giulia Poeppl; MAFRA, Julia Soares; Schlickmann, Flávio. O retrocesso no princípio da ressocialização no Brasil após as mudanças da lei anticrime na progressão de regime. Ponto de Vista Jurídico | Caçador | v.9 | no 1 | p. 103 - 121 | jan./jun. 2020. Acesso em: 28 nov. 2022. Disponível em: https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/2270&ved=2ahUKEwjGpqqYl937AhUkHbkGHTMPD9cQFnoECAsQAQ&usg=AOvVaw2H-yLSd7ffLcjVYiDJf_kF. Acesso em: 29 nov. 2022.

RITT, Carolina Forking; SOUZA, Eduardo Flack de. As alterações na lei de crimes hediondos promovidos pelo pacote anticrime sob a ótica constitucional. Criminologias e política criminal II [Recurso eletrônico on-line], Florianópolis: CONPEDI, 2020. Disponível em:http://site.conpedi.org.br/publicacoes/nl6180k3/d6l42fld/92uk6I6WEvEdsOV5.pdf. Acesso em: 27 nov. 2022.

RODRIGUES, Ana Luíza Pontes. Excesso de prazo na prisão preventiva sob a perspectiva do TJ/ DFT e Tribunais Superiores. 48f. (Monografia). Centro Universitário de Brasília, uniCEUB, Brasília, 2020. Disponível em:

https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/14826/1/Ana%20Rodrigues%2021 600208.pdf. Acesso em: 27 nov. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.