PROJETO ARQUITETÔNICO PARA O CENTRO DE ACOLHIDA, ALBERGUE, PROFISSIONALIZAÇÃO, AJUDA E ZELO (CAAPAZ), EM PONTA GROSSA-PR (ARQUITETURA E URBANISMO)

Anderson Stawski

Resumo


Esse anteprojeto pretende definir as diretrizes principais para a construção de um centro integrado de cuidados a pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social. Após pesquisa sobre as políticas sociais da cidade de Ponta Grossa no Paraná e sobre os devidos
locais de acolhida, se constatou a carência de equipamentos públicos dedicados a essa parcela da sociedade. O partido do projeto é o ser humano e o resgate da percepção de humanidade do próprio usuário, construindo um ambiente com um fluxo dedicado aos mesmos. Com o Centro de Acolhida, Albergue, Profissionalização, Ajuda e Zelo (CAAPAZ) se propõem evitar o deslocamento dos usuários, atendendo grande parte das necessidades em um mesmo local, dessa forma, não se tem apenas o albergue ou o refeitório, mas sim, um centro de atendimento total. O uso de tecnologias no projeto é um ponto fundamental, a começar pelo sistema RFID (radio frequency identification) para acesso aos ambientes, controle de fluxo dos usuários e análise social e empregando o uso de painéis fotovoltaicos para a geração de energia limpa e renovável. O CAAPAZ lança um olhar para a parcela da população relegada a margem da sociedade, empregando os recursos de arquitetura e urbanismo para uma convivência social ampliada. O resultado desse estudo é a comprovação de que é possível criar espaços dedicados a população em situação de rua ou vulnerabilidade social, trazendo esses usuários a sociedade novamente e conferindo dignidade aos mesmos.

Palavras-Chave: arquitetura; albergue; vulnerabilidade social; centro de acolhida; centro social.


Texto completo:

PDF

Referências


LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 5. ed. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro Editora, 2011.

MASLOW, Abraham H. Motivation and personality. Nova York: Harper e Row, 1954

NATALINO, Marco. Nota Técnica No 73 - ESTIMATIVA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL (SETEMBRO DE 2012 A MARÇO DE 2020).

IPEA – Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) – Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.