ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA GESTÃO HOSPITALAR NA CONTEMPORANEIDADE (Enfermagem)

Raíssa Cristina de Freitas Candeia, Wallace Kevellyn Machado Fonseca, Alexandre Moreira Alves, Saulo Saturnino de Sousa

Resumo


Este artigo discute a inserção do trabalho do enfermeiro no interior da organização hospitalar. Foi pesquisado a respeito do perfil do Gestor Hospitalar até a contemporaneidade, onde se observa que o enfermeiro é o profissional que detém arcabouço teórico - prático na sua formação, somando o conhecimento técnico assistencial e sua potencialidade gestora, frente aos Hospitais. Uma revisão da dinâmica hospitalar aponta para uma dupla inserção desse profissional, tanto na assessoria de apoio quanto no núcleo operacional autônomo. Acredita-se que o entendimento do funcionamento da estrutura organizacional hospitalar abarca os enfermeiros e os possibilitam gerenciar com maior propriedade, permitindo, inclusive, a compreenderem melhor o seu trabalho dentro do hospital, bem como as expectativas que tem a administração e os profissionais envolvidos no contexto do hospital.

Palavras-chave: Gestão Hospitalar; Gestor de Saúde; Papel do Profissional de Enfermagem, Administração Hospitalar; Enfermeiros e Enfermeiras.


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Alexandrina Maria Nogueira Guerra et al. Gestão hospitalar como ferramenta do cuidado. Rev.enferm. UFPE on line, p. 3143-3150, 2017. Acesso em 09 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 3 de 7 de novembro de 2001. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 09 Nov 2001. Seção 1. p.37.

CAMELO, SHH. Competência profissional do enfermeiro para atuar em unidades de terapia intensiva:uma revisão integrativa. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, no 1, pp. 192-200, Ribeirão Preto Jan./Feb. 2012. Acesso em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n1/pt_25.pdf


Apontamentos

  • Não há apontamentos.