A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA PREVENÇÃO DE AUTOMEDICAÇÃO DE MIPs (FARMÁCIA)

Isabela Pereira, Mayra Pereira, Ângela Cardozo

Resumo


Realizar um atendimento farmacêutico com profissional preparado e estudado para tal função, significa melhores resultados nos sintomas de seus pacientes e oferecendo segurança para que ele possa voltar a procurar aquele mesmo profissional e serviço, que o mesmo possa oferecer. Este estudo tem como objetivo mostrar a importância da atenção farmacêutica na automedicação, para que a população se conscientize dos riscos de tal ação. Nesta forma o método utilizado no presente trabalho será a abordagem quantitativa onde vai ser levantado os dados numéricos no campo da farmácia dos principais medicamentos MIPs vendidos no mês. O campo de pesquisa será realizado em uma farmácia da cidade de Arapoti- PR. Será recolhido
informações do sistema armazenado da farmácia dos principais medicamentos isentos de prescrição médica que são vendidos diariamente. A relevância dessa pesquisa consiste no fato de que há muitas pessoas que compram medicamentos para fins terapêuticos sem conhecimento e sem a devida orientação, e incentivar a procurar um profissional capacitado para melhor atendê-los e suprir as necessidades corretamente.


Palavras-Chave: Farmácia; Atendimento; Medicamentos; Automedicação; Mips.


Texto completo:

PDF

Referências


BAGGIO, M. A.; FORMAGGIO, F. M. Automedicação: desvelando o descuidado de si dos profissionais de enfermagem. Rev. enfermagem. UERJ; 17(2): 224-228, abr.-jun. 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-528344. Acesso em: 31 mar. 2022.

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Resolução no 585 de 29 de agosto de 2013. Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/585.pdf. Acesso em 01

dez.2022.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Consumo de medicamentos: um autocuidado perigoso. Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2005/medicamentos.htm. Acesso em 15 dez.2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.