HÁBITO DE CONSUMO DE BENZODIAZEPÍNICOS NUMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PARANÁ (FARMÁCIA)

Amadeu Neto, Lucas Matciulevicz, Ângela Costa

Resumo


Introdução: Os benzodiazepínicos pertencem a classe de medicamentos que atuam como depressores do sistema nervoso central, neuromodulando positivamente a afinidade do ácido gama-aminobutírico por receptores gabaérgicos. São úteis em tratamentos psiquiátricos e neurológicos por apresentarem efeitos hipnóticos e ansiolíticos. Apresentam indicação para tratamentos de curta
duração na maioria dos transtornos psiquiátricos em função da redução cognitiva, tolerância e dependência medicamentosa indesejáveis. No entanto, tais medicamentos são excessivamente prescritos, no Brasil e no mundo, sendo uma das classes de medicamentos controlados mais prescritas. A saúde mental de bilhões de pessoas fora afetada durante a pandemia de COVID-19.
Neste contexto, esse trabalho verificou o hábito de consumo desta classe farmacológica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cleon Francisco de Macedo, no município de Ponta Grossa – Paraná. Materiais e Métodos: Os dados foram coletados durante os meses de outubro e novembro de 2022 através de questionário aplicado a 55 usuários que frequentam o Programa de Saúde Mental (PSM), integrado à (UBS) Cleon Francisco de Macedo, localizada em Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Resultados: A situação pandêmica causada pelo (SARS-CoV-2) resultou na elevação da dosagem prescrita de benzodiazepínicos dos usuários da (UBS). Conclusão: A necessidade de grupos específicos, Programas de Saúde Mental e Encontros Terapêuticos para abordarem situações relacionadas à saúde mental é pertinente na atenção primária tendo em vista a elevada demanda por este serviço de saúde pelos usuários do Sistema
Único de Saúde (SUS).


Palavras-Chave: Benzodiazepínicos; Pandemia; Saúde Mental.


Texto completo:

PDF

Referências


FIRMINO K.F. et al. Utilização de benzodiazepínicos no serviço municipal de saúde de Coronel Fabriciano, Minas Gerais. Revista Ciência & Saúde Coletiva. v.17. n.1. 2012.

FONTES, B.A; JACINTO, P.M.S; ROCHA, R.V.S. Consumo de ansiolíticos benzodiazepínicos durante a pandemia de COVID-19: um estudo remoto com estudantes universitários. International Journal of Interdisciplinary Studies. v.3. n.1. 2022.

GOMES, N.S. O uso de benzodiazepínicos na atenção básica: um projeto de intervenção. Monografia apresentada ao Curso de Especialização Multiprofissional na Atenção Básica para obtenção do título de Especialista na atenção básica. UFSC. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.