PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER GÁSTRICO ATRAVÉS DA DIETOTERAPIA (NUTRIÇÃO)

Patrícia Santos, Antônio Rezende, Karla Ferreira

Resumo


Introdução: O câncer gástrico (CG) é um dos principais tipos de câncer em ambos os sexos. A incidência desse tipo de câncer está diminuindo, mas ainda assim é o quinto câncer mais comum no mundo todo. É uma neoplasia malígna e tem alto risco de mortalidade. Objetivo: Descrever a dietoterapia como prevenção e tratamento do câncer gástrico. Metodologia: O presente estudo se trata de uma revisão integrativa, a qual emerge como uma metodologia que proporciona a síntese do conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática, foram utilizados artigos cientificos indexados em PubMed, SciELO (Scientific Electronic Library on Line) e Lilacs (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Conclusão: O câncer de estômago é uma doença de difícil tratamento, sendo que ela está entre as principais causas de morte. Como é uma doença muitas vezes assintomática, o que contribui para o diagnóstico tardio, já estando em estágios avançados da doença, dificultando ainda mais o tratamento. Após o diagnóstico, a estabilização do paciente e indicação cirurgica adequada para o caso, são uns dos fatores decisivos para o prognóstico do paciente.

Palavras-Chave: Cancêr gástrico; Dietoterapia; Neoplasia


Texto completo:

PDF

Referências


SILVA CRM, NAVES MMV. Suplementação de vitaminas na prevenção de câncer. RevNutr 2001;14 (2):135-43.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.

WONG, Philip W.; ENRIQUEZ, Amerlon; BARRERA, Rafael. Nutritional support in critically ill patients with cancer. Critical care clinics, v. 17, n. 3, p. 743-767, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.