A ESCLEROSE MÚLTIPLA NO CONTEXTO ASSISTENCIAL DO ENFERMEIRO (ENFERMAGEM)

Maria Nonato, Cristiane Bastos

Resumo


A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica que afeta normalmente jovens adultos, com causas desconhecidas e sintomas como perda da função motora total/parcial, fadiga e transtornos visuais que agridem consideravelmente à saúde. O objetivo deste estudo é apresentar as intervenções de enfermagem ao paciente portador de Esclerose Múltipla. Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, utilizando-se as bases de dados Scielo e Pubmed, além de publicações da Abem, da Biblioteca Virtual em Saúde e NANDA. Foram
incluídos 34 materiais de estudo publicados no período de 2013 a 2022 nos idiomas português e inglês. Foi possível concluir que a causa da Esclerose Múltipla mantém-se uma incógnita, apesar de estudos atuais apontarem teorias sobre possíveis desencadeadores intrínsecos e extrínsecos. No cenário da atenção ao paciente portador de EM, destacam-se as intervenções de enfermagem, articuladas à NANDA, que enfatizam a prestação de cuidados de forma planejada, fundamentada e científica. Entretanto, torna-se crucial mais
estudos centrados nesse tema, a fim de melhor qualificar o atendimento prestado à essa população, de forma a garantir uma melhor independência, autonomia e funcionalidade. Descritores: Esclerose Múltipla; Cuidados de Enfermagem; Diagnósticos; Fatores de risco.


Texto completo:

PDF

Referências


Rodrigues BRS. Fatores prognósticos da Esclerose Múltipla: Da Incerteza à Certeza. 2020. Universidade da Beira Interior (Portugal). Disponível em http://hdl.handle.net/10400.6/10681.

Ruiz-Ojeda FJ, Anguita-Ruiz A, Leis R, Aguilera CM. Genetic factors and molecular mechanisms of Vitamin D and obesity relationship. Ann Nutr Metab, v.73, n. 2, p. 89-99, set. 2018.

Silva MCN, Cavalcanti DBA. Avaliação da qualidade de vida em portadores de esclerose múltipla: impacto da fadiga, ansiedade e depressão. Fisioterapia e Pesquisa, v.26, n.4, p.339-345, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.