BELEZA COREANA E A INDÚSTRIA COSMÉTICA (BIOMEDICINA)

Renata Silva, Elane Maciel

Resumo


Padrão é tudo que usamos como modelo, regra ou referência e com a beleza não seria diferente, seguindo critérios e normas. Na Coreia do Sul esses padrões de beleza são rígidos e bem específicos e é comum o uso de cosméticos desde muito novos assim como o incentivo de cirurgias plásticas que em alguns casos são dados aos jovens por volta de seus quinze anos de idade. A família e o círculo de amigos são grandes influenciadores, seguidos da pressão social em relação ao mercado de trabalho e relacionamentos. Objetivo: Analisar o padrão de beleza da sociedade sul coreana e como essa sociedade mantém esse padrão assim como os métodos utilizados para alcançar esses padrões, utilizando a indústria cosmética a favor da manutenção da beleza. Materiais e Métodos: O estudo foi realizado de acordo com
o método da revisão bibliográfica, de natureza descritiva, que se refere à fundamentação teórica para abordar o tema e o problema de pesquisa, de forma a estruturar os conceitos que sustentem o desenvolvimento do estudo. Conclusão: A sociedade coreana valoriza os
padrões de beleza e esses têm um grande impacto na vida das pessoas, com isso a indústria cosmética lucra já que um de seus principais meios de obtenção e manutenção dessa beleza são os tratamentos via cosmético.

Palavras-Chave: 1. beleza coreana; 2.cosméticos; 3.padrão.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Naiane Batista de et al. O fenômeno hallyu e as práticas interacionais dos fãs brasileiros no contexto do processo do soft power da Coreia do Sul. 2019.Disponível em: Acesso em: 30 nov. 2022, 09:33h.

FERRAZ, Sabrina Borges; SERRALTA, Fernanda Barcellos. O impacto da cirurgia plástica na auto-estima. Rio de Janeiro. 2007. Disponível em:

Acesso em: 06 set. 2021,11:00h.

GOO Hye-ran e PARK Sanghee. Saúde mental dos coreanos - Em que tipo de redes de apoio social eles estão saudáveis? Saúde e Ciências Sociais, v. 43, n. 1, pág. 33-62, 2016. Disponível em: Acesso em: 02 nov. 2022, 10:12h.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.