PREDITORES RELACIONADOS AO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS (ENFERMAGEM)

Daysa Silva, Weriton Silva, Alaine Arruda

Resumo


Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) ou Síndrome do Trabalho Excessivo é caracterizada por uma experiência subjetiva constituída de cognições, emoções e atitudes inadequadas com relação ao trabalho, e com as pessoas de relacionamento diário. Objetivo: mostrar a importância do diagnóstico da Síndrome de Burnout no enfermeiro a partir dos diversos processos pelos quais esses profissionais são responsáveis. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, descritiva exploratória, por ser apropriada para descrever, discutir e analisar de forma ampla a literatura publicada sobre o tema, sob o ponto de vista teórico ou contextual sobre os preditores relacionados a Síndrome de Burnout em enfermeiros e seguiu cinco etapas. Resultados: Considerando os artigos estudados, a fim de atingir os objetivos propostos para a temática deste estudo, nesta seção foram abordados os seguintes tópicos: Síndrome de Burnout, onde foram definidas com abrangência a
doença e as suas manifestações. Preditores que levam ao diagnóstico, tópico que centra o objetivo deste estudo, elaborando e expondo fatos que evidenciam as ações que influenciam para o aparecimento e manifestação da SB. E Síndrome de Burnout e as atividades ocupacionais dos enfermeiros. Conclusão: Por fim, este estudo evidencia a necessidade de os próprios profissionais de enfermagem se conscientizarem sobre a importância do autocuidado no ambiente de trabalho e do aprimoramento de uma política de atendimento à saúde do trabalhador, considerando as especificidades destes profissionais.

Palavras-Chave: 1. Síndrome de Burnout; 2.Enfermeiros; 3.Preditores; 4.diagnóstico; 5.esgotamento emocional; 6.estresse..


Texto completo:

PDF

Referências


BORGES E SOUSA. Fatores de risco para a síndrome de Burnout em profissionais da saúde durante a pandemia de covid 19. Revista de Enfermagem, 2021. Acesso em 06 de novembro de 2022.

BORGES E.M., et al. Burnout among nurses: a multicentric comparative study. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 29:3432. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4320.3432. Acesso em: 09 de maio

de 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os

serviços


Apontamentos

  • Não há apontamentos.