A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO CLÍNICO NO AMBIENTE HOSPITALAR PARA ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS (FARMÁCIA)

Daiana Silva, Pricila Lima, Pricila Lima, Ana Luce Araújo, Ana Luce Araújo

Resumo


Introdução: Com aumento de infecções bacterianas e suas resistências, necessário discutir a importância do farmacêutico clínico no ambiente hospitalar para orientação quanto ao uso racional de antimicrobianos, é um profissional de extrema importância em diversos contextos, com a responsabilidade de orientar de forma correta e terapêutica o uso racional de medicamentos, por exemplo; antimicrobianos, e por todo ciclo da
assistência farmacêutica. Objetivo: Descrever como ocorre a atuação do farmacêutico clínico no uso racional e controle de antimicrobianos em ambiente hospitalar. Metodologia: O trabalho em destaque, baseou-se em uma revisão de literatura sobre a importância do farmacêutico clínico no âmbito hospitalar para orientação quanto ao uso racional de antimicrobianos. Resultado: Este profissional é responsável por fazer toda análise clínica das prescrições médicas, a fim de minimizar potenciais problemas relacionados a medicamentos, além de, interações medicamentosas, doses inadequadas, efeitos adversos, dentre outros, a fim de garantir segurança e controle no uso desses fármacos. Além
disso, o farmacêutico contribui na elaboração de protocolos clínicos para a profilaxia antimicrobiana e para o uso terapêutico em infecções bacterianas e também, avalia a qualidade de prescrição. Além disso, deve-se lembrar de que a única maneira de conter a resistência das bactérias é através do uso correto de antimicrobianos. Conclusão: Concluiu-se que o Farmacêutico Clínico está diretamente envolvido na política do uso racional de antimicrobianos, sendo assim essencial para garantir a segurança no controle do uso destes, com objetivo principal de impedir a proliferação de superbactérias ou multirresistentes aos paciente.

Palavras-Chave: 1. Farmacêutico clínico; 2.Antimicrobiano; 3.Resistência bacteriana; 4.CCIH; 5.Uso racional de antimicrobianos.


Texto completo:

PDF

Referências


PERRELLA, I. M. et al. A contribuição do farmacêutico clínico na análise dos antibiogramas e a sua compatibilidade com a antibioticoterapia prescrita em um hospital extraporte de Santos. In: 12o CONGRESSO PAULISTA DE INFECTOLOGIA, v. 25, p. 167-168, jan. 2021. The Brazilian Journal of Infectious Diseases. Disponível em:

. Acesso em 20 out. 2022.

PINHEIRO, P. Antibiótico: o que é,tipos e para que serve. MDSAUDE, maio de 2022. Disponível em: . Acesso em 20 out. 2022.

POLIN, R. A. et al. Strategies for prevention of health care–associated infections in the NICU. Pediatrics, v. 129, n. 4, p. e1085-e1093, Apr. 2012. Disponível em . Acesso em 20 out. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.