EFICÁCIA E SEGURANÇA NO USO DA MELATONINA PARA TRATAMENTO DA INSÔNIA (FARMÁCIA)

Daniel da Cruz, Rafael Silva, Túlio Ferreira

Resumo


Introdução: A insônia é um dos distúrbios do sono comum e é definida como dificuldade persistente com o início, consolidação e permanência de sonolência resultando em uma má qualidade de vida. Uma variedade de medicamentos e substâncias são usadas para tratar a insônia, incluindo a melatonina. Objetivo: Aprofundar o conhecimento acerca do uso de melatonina no tratamento da insônia, promovendo assim, esclarecimentos acerca dos benefícios que esses tratamentos podem causar e relatar as evidências científicas atualmente disponíveis sobre a eficácia e segurança da melatonina para o tratamento da insônia. Metodologia: Foi realizada uma Revisão de Literatura com abordagem qualitativa e descritiva, onde foram pesquisados livros, manuais, dissertações e artigos científicos. Os estudos foram selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: BVS, SciELO e PubMed. Referencial Teórico: O tratamento da insônia de início do sono deve ser baseado em terapia cognitivo-comportamental ou com suporte farmacológico ocasional. Quando o tratamento farmacológico é necessário, a melatonina pode ser a droga de primeira escolha. Esse medicamento é um hormônio endógeno produzido pela glândula pineal e liberado exclusivamente à noite. A melatonina exógena pode efetivamente tratar a insônia imitando a melatonina endógena natural, ligando-se aos
mesmos receptores e ativando as mesmas vias a jusante. Os agonistas da melatonina desempenham papéis importantes no tratamento da insônia, ativando os receptores MT1 e MT2. Conclusão: Verificou-se que a suplementação de melatonina exógena é bem tolerada e não tem efeitos adversos óbvios a curto ou longo prazo. Também foi possível demonstrar os ritmos circadianos e melhorar o início, a duração e a qualidade do sono. Contudo, mais estudos são necessários para definir de fato o uso e prescrição da melatonina.

Palavras-Chave: 1. Distúrbio do Sono; 2.Insônia; 3.Tratamento; 4.Melatonina.


Texto completo:

PDF

Referências


KVETNOY, Igor et al. Melatonin as the Cornerstone of Neuro Immuno Endocrinology. International Journal of Molecular Sciences, v. 23, n. 3, p. 1835, 2022.

LI, Tian et al. Exogenous melatonin as a treatment for secondary sleep disorders: a systematic review and meta-analysis. Frontiers in neuroendocrinology, v. 52, p. 22-28, 2019.

LIU, Jiabei et al. MT1 and MT2 melatonin receptors: a therapeutic perspective. Annual review of pharmacology and toxicology, v. 56, p. 361-383, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.