MECANISMOS DE VIRULÊNCIA DO CRYPTOCOCCUS SPP E OS DESAFIOS NO TRATAMENTO DA CRIPTOCOCOSE (FARMÁCIA)

Francisca Cavalvante, Túlio Ferreira

Resumo


Introdução: A criptococose é uma infecção causada pelos agentes Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii. É considerada uma infecção grave que atinge tanto os seres humanos como animais. O Cryptococcus neoformans causa infecções graves em pacientes imunocomprometidos. Já o Cryptococcus gattii acomete os indivíduos imunocompetente. O ciclo de infecção do Cryptococcus ocorre por meio da via respiratória, devido a inalação dos propágulos do Cryptococcus, por meio de fontes ambientais, como madeira em decomposição, excretas de aves, principalmente de pombos, folhas, ar, solo e flores. Órgãos mais afetados na infecção são os pulmões e cérebro. No caso de infecção no cérebro, resulta em meningite criptocócica, que pode levar a óbito. Infecções em pessoas saudáveis são raras. Normalmente, é comum infecções de criptococose em indivíduos infectados pelo HIV. Objetivo: O objetivo deste trabalho é descrever sobre os principais fatores de virulências presentes no Cryptococcus spp e abordar os principais desafios no tratamento da criptococose. Materiais e Métodos: Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica e, para sua execução, teve como suporte as bases de dados SciELO, Google Acadêmico e pubmed. Foram selecionados artigos de 1991 a 2022. Os critérios de inclusão foram artigos cuja temática fosse referente ao tema da pesquisa. Conclusão: A criptococose é uma doença grave, principalmente para pessoas imunocomprometidas. Por isso, é importante buscar novas perspectivas para o tratamento. Atualmente, estão sendo desenvolvidas algumas pesquisas com o objetivo de descobrir novos fármacos para tratamento da criptococose. Porém, o número de estudos voltados para esse objetivo não é grande e alguns desses não são exclusivos para a criptococose. Além disso, umas das principais estratégias é aproveitar fármacos já conhecidos para o tratamento da criptococose, ao invés de focar na descoberta de novos compostos.

Palavras-Chave: 1. Cryptococcus neoformans; 2.resistência aos antifúngicos; 3.alvos terapêuticos; 4.criptococose.


Texto completo:

PDF

Referências


Zaragoza O, Rodrigues ML, Jesus M, Frases S, Dadachova E, Casadevall A. The capsule of the fungal pathogen Cryptococcus neoformans. Advances in applied microbiology. 2009;68;133-216.

Zaragoza O. Basic principles of the virulence of Cryptococcus. Virulence. 2019;10(10):490-501.

Zhao Y, Lin X. Cryptococcus neoformans: Sex, morphogenesis, and virulence. Infection, Genetics and Evolution. 2021;89:104731.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.