A ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CONTROLE DA AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSOS (FARMÁCIA)

Giovana Rocha, Lorrany Rocha, Guilherme Pinheiro

Resumo


Introdução: Devido à idade avançada e ao estado de saúde atual do indivíduo, a automedicação em idosos pode se tornar ainda mais perigosa para essa população. Isso porque, devido à fragilidade inerente à idade, os idosos são mais susceptíveis aos efeitos adversos dos medicamentos e isso deve-se a alguns fatores, como a utilização excessiva e a função reduzida de vários sistemas fisiológicos. Diante disso, este trabalho de cunho exploratório visa enfocar a importância da Atenção Farmacêutica na saúde dos idosos que praticam a automedicação.
Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram levantados artigos do período de 2011 a 2021, as buscas foram consultadas nas bases de dados, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo), U.S. National Library of Medicine National Institutes Health (Pubmed), documentos de referências dispostas em portais específicos como a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de Revistas Científicas Brasileiras. Conclusão: É percebida que a importância da Atenção Farmacêutica praticada exclusivamente pelo Farmacêutico visa melhores resultados terapêuticos, bem como a contribuição positiva na promoção da saúde e qualidade de vida do idoso, além do controle e prevenção da automedicação em idosos.

Palavras-Chave: 1. Idoso; 2.Automedicação; 3.Atenção Farmacêutica.


Texto completo:

PDF

Referências


SIQUEIRA, Victor Amaro Manhães. JUNIOR, Gilmar Francisco Lopes. Automedicação em pacientes idosos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 07, Vol. 08, pp. 32-42. Julho de

ISSN: 2448-0959. Disponível em:

. Acesso em: 11 maio 2022.

TELLES FILHO, P. C. P.; ALMEIDA, A. G. P.; PINHEIRO, M. L. P. Automedicação em idosos: um problema de saúde pública. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p.197-201, 2013. Disponível em:

. Acesso em: 11 maio 2022

UNITED NATIONS. World population prospects: population division, 2019. Disponível em:

. Acesso em: 02 maio 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.