A ADESÃO DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS E A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DESSES MEDICAMENTOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA BRASILEIRA (FARMÁCIA)

Simone da Silva, Valdelilia Frota, Túlio Ferreira

Resumo


Introdução: A implementação dos medicamentos genéricos no Brasil foi de grande avanço para o acesso aos medicamentos e a realização de tratamentos, pois foi possível atender um público maior de pessoas pela acessibilidade de custo-benefício. O medicamento genérico é considerado intercambiável, ou seja, é aquele que contém o mesmo princípio ativo, na mesma dose e forma farmacêutica do medicamento de referência. Verificar a partir da literatura a importância dos medicamentos genéricos desde a sua criação até a implantação no Brasil. Esta investigação foi caracterizada como pesquisa bibliográfica, do tipo exploratória e de natureza básica. A amostra do estudo foi composta por um conjunto de publicações contidas em periódicos, livros-textos, monografias, dissertações e teses. A coleta foi realizada nas bases eletrônicas: SciELO (Scientific Eletronic Library Online), BIREME (Biblioteca Regional de Medicina), Pubmed e Lilacs (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde) e publicações como monografias, dissertações e teses disponíveis eletronicamente, bem como livros-textos no período de 2011 a 2021. A importância pelo tema à adesão dos medicamentos genéricos e a importância da implementação desses medicamentos na indústria farmacêutica, justifica-se, a partir do momento que o objetivo da adesão aos medicamentos genéricos é facilitar o acesso da população ao tratamento medicamentoso.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, L. U. et al. Medicamentos genéricos no Brasil: panorama histórico e legislação. Revista Panan Salud Publica; 28(6): 480–92, 2010.

BERMUDEZ, J. A. Z. A indústria farmacêutica, o Estado e a sociedade: crítica da política de medicamentos no Brasil. Rio de Janeiro. Hucitec. 1995

BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE (BVS). Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 28 de junho de 2020


Apontamentos

  • Não há apontamentos.