OS EFEITOS DA EQUOTERAPIA PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA (FISIOTERAPIA)

Priscila Alencar, Ruth Morais, Andrea Moraes

Resumo


Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é definido como déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Objetivo: Esta revisão integrativa tem como intuito, analisar os efeitos da Equoterapia para o tratamento do Autismo. Materiais e Métodos: Foram utilizadas as bases PUBMED (MEDLINE), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), periódico CAPES, Google acadêmico e Literatura
Latino-Americana e do Caribe em Ciências e Saúde (LILACS) incluindo os descritores propostos no MeSH e DeCS (equoterapia, Therapeutic Horseback Riding, Hippotherapy, Equine-Assisted Therapy and autism) sem restrição de data nos idiomas português e inglês. Dados foram extraídos de forma padronizada de cada estudo. Resultados: dentre os 520 artigos encontrados, 41 foram selecionados preenchendo os critérios de inclusão, Os resultados foram discutidos seguindo os aspectos: país em que o estudo foi realizado, tipo de estudo, objetivo do estudo, amostra, instrumento de avaliação, intervenção, referência ao método, protocolo de atendimento e principais resultados. Conclusão: A maioria dos artigos encontraram resultados favoráveis após a prática da equoterapia ao se utilizar instrumentos precisos de medição e testes
funcionais. Houve uma variação das intervenções quanto ao protocolo de atendimento, número total de atendimentos, frequência semanal e duração da sessão. Embora existam mais estudos produzidos recentemente, ainda se identifica a necessidade de realização de futuras pesquisas com maior rigor metodológico.

Palavras-Chave: 1. Autismo; 2.Equoterapia; 3.Terapia Assistida por Cavalos; 4.Revisão integrativa.


Texto completo:

PDF

Referências


NASCIMENTO, Yanna Cristina Moraes Lira et al. Transtorno do espectro autista: detecção precoce pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Revista Baiana de Enfermagem, v. 32, 2018.

O’MAHONY, Rachel; CONNOLLY, Emma; HYNES, Patrick. A qualitative study of Irish parents’ views on hippotherapy, including its influence on their children’s home-based occupations. Irish Journal of Occupational Therapy, 2019.

PAIXÃO, Daniele; FABIANO, Lilian Catarim; FURLAN, Jociely Parrilha Mota. Equoterapia como recurso terapêutico em Transtorno do Espectro Autista (TEA): revisão integrativa.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.