A APLICAÇÃO DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO NA BUBALINOCULTURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA (VETERINÁRIA)

Breno Collares, Gizelo Melo

Resumo


Introdução: A frequente expansão da bubalinocultura requer o uso de biotecnologia reprodutiva para auxiliar no melhoramento genético. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma revisão bibliográfica da utilização de diferentes protocolos das biotécnicas de reprodução utilizadas em bubalinos, tais como Inseminação Artificial (IA) e a Inseminação Artificial em tempo fixo. Para a produção deste estudo foram utilizados artigos, materiais científicos e base de dados relacionados ao assunto, com intuito de entender as práticas reprodutivas que podem ser utilizadas na bubalinocultura. Por fim, este trabalho relata a eficiência do protocolo Ovsynch na reprodução da bubalinocultura. Sendo assim, cabe aos profissionais escolher o protocolo hormonal adequado de IATF, que leve em consideração a realidade do rebanho e seus objetivos de implementação, a fim de alcançar o melhoramento genético e aumentar a produtividade


Texto completo:

PDF

Referências


BARUSELLI, Pietro Sampaio; CARVALHO, Nelcio Antônio Tonizza; JACOMINI, José Octavio. Eficiência

uso da inseminação artificial em búfalos. Rev. Bras. Reprod. Anim. Supl, p. 104-110, 2009. Disponível em: Acesso:15/09/2022.

BARBOSA, Luis Américo Lucas et al. Uma breve história sobre a IATF em bubalinos na Amazônia. 2019. Disponível em:

balinos+na+amaz%C3%B4nia&btnG=> Acesso: 05/09/2022.

BERNARDES, Otávio. Bubalinocultura no Brasil: situação e importância econômica. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v. 31, n. 3, p. 293-298, 2007. Disponível em:

Acesso: 03/10/2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.