DIOCTOPHYMA RENALE EM TECIDO SUBCUTÂNEO EM CÃO (MEDICINA VETERINÁRIA)

Emily Carmos, Thainá Marques, Gizele Melo

Resumo


Introdução: O Dioctophyma renale, popularmente conhecido como verme gigante renal, é um parasita que tem o parênquima renal como local
de predileção, porém em seu ciclo errático pode haver migração para o tecido subcutâneo. Objetivou-se no presente trabalho relatar a ocorrência de Dyoctophyma renale em um cão oriundo da zona rural no município de Arinos – MG, utilizado para caça. O animal de um ano de idade apresentou, mucosas hipocoradas, apatia, anorexia, letargia e aumento na região inguinal esquerda. Foram solicitados exames complementares, hemograma completo, bioquímicos séricos e ultrassonografia abdominal, obtendo diagnóstico sugestivo de hérnia inguinal. O paciente foi encaminhado à cirurgia, que possibilitou a identificação e retirada do parasita da região inguinal, quel foi encaminhado para análise
laboratorial. O relato contribui para ressaltar a importância da observação de anormalidades em tecidos adjacentes, bem como diagnóstico diferencial de hérnia inguinal, uma vez que o parasita pode acometer as cavidades.

Palavras-Chave: 1. Dioctophyma; 2.subcutâneo; 3.ciclo errático; 4.parasita.


Texto completo:

PDF

Referências


LI, G.; LIU, C.; LI, F. et al. Fatal bilateral dioctophymatosis. J. Parasitol., v.96, p.1152-1154, 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2022.

LUZ, C.G. Levantamento clínico e epidemiológico de casos de parasitismo por Dioctophyma renale (goeze, 1782) em cães da região de Porto Alegre/RS. 2012. Disponível em:

. Acesso em: 20 ago. 2022.

MARTINS, I. V. F. Parasitologia Veterinária. 2. ed. Vitória: EDUFES, 2019. Disponível em . Acesso em: 20 ago. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.