RAIVA BOVINA (MEDICINA VETERINÁRIA)

Ronan da Silva, Gizele Melo

Resumo


Introdução: A raiva dos herbívoros é uma doença de caráter neurológico com desenvolvimento progressivo e fatal, que acomete mamíferos, principalmente bovinos e equinos nas áreas rurais. Trata-se de uma zoonose de grande importância em saúde pública. Nos bovinos a principal manifestação clínica se apresenta com incoordenação motora, paralisia progressiva com desenvolvimento ao óbito. O principal agente transmissor é o morcego hematófago Desmodus rotundus. O presente trabalho tem como objetivo o relato de um caso de raiva em bovino ocorrido na área rural do Distrito Federal. O caso foi atendido por extensionistas da Emater-DF que, após constatar quadro neurológico, encaminhou para o serviço de defesa agropecuária que deu encaminhamento. Foram feitas avaliações clínicas, onde se constatou o quadro de acometimento neurológico, do ambiente e da propriedade. Após o óbito foi realizada necropsia, coleta de materiais e encaminhamento ao serviço de diagnóstico laboratorial. O resultado nos testes de imunofluorescência direta e prova biológica foi positivo. Após o resultado, medidas de prevenção e controle foram estabelecidas no intuito de evitar novos casos na propriedade.

Palavras-Chave: 1. raiva; 2.bovinos; 3.zoonose; 4.diagnóstico.


Texto completo:

PDF

Referências


Pedro Miguel Ocampos Pedroso. et al. Raiva em bovinos diagnosticados no Setor de Patologia Veterinária da UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil no período de 2002 a 2007. Acta Scientiae Veterinariae. 40(1): 1015. Acta Scientiae Veterinariae, 2012. 40(1): 1015.

BRASIL. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 42, do Anexo I, do Decreto no 5.351, de 21 de janeiro de 2005.

Murray Patrick R. Microbiologia Médica Rio de Janeiro, RJ - Editora Guanabara Koogan S. A. p.478-483, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.