PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO AUXÍLIO PARA A COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MERCEARIA DE BAIRRO (ADMINSITRAÇÃO)

Aisha Silva, Jessica Pereira, Izabela Visentin

Resumo


As empresas constantemente precisam se fortalecer para se manter no mercado devido a grande concorrência e mudanças no ambiente inserido. O planejamento estratégico é uma ferramenta administrativa que possibilita à organização enxergar seu ambiente, guiar as suas ações e colaborar no processo de tomada de decisão, para um melhor desempenho e desenvolvimento. Porém, nas micro e pequenas empresas há uma deficiência maior do uso dessa ferramenta, já que iniciam o negócio sem antes planejar o caminho a seguir e os meios para alcançar os objetivos, as ameaças e as oportunidades decorrentes do ambiente competitivo. Através de um estudo de caso, objetiva-se com esse trabalho demonstrar de que forma que o planejamento estratégico pode auxiliar uma mercearia de bairro em Cristalina-GO a atuar de forma mais competitiva. Com base em coletas de dados por meio de entrevista com a proprietária e a pesquisa teórica sobre a ferramenta de gestão e sua metodologia, foi feito um diagnóstico das características administrativa e do ambiente inserido e, por fim, proposto um planejamento estratégico para a pequena empresa em estudo. Conclui-se com esse estudo, a importância dessa ferramenta para que a mercearia de bairro Minervino tenha um planejamento orientado para os objetivos que almeja, construir estratégias e plano de ação que auxilie a empresa a crescer mais competitiva perante seu ambiente e entrar mais valor aos clientes.

Palavras-Chave: competitividade; planejamento estratégico; mercearia de bairro.


Texto completo:

PDF

Referências


OLIVEIRA, Djalma P. R. Planejamento estratégico: Conceito, Metodologia e Práticas. 26o ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2009.

OLIVEIRA, Karolyne de; SANTOS, Ana Paula Silva. Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SC. Criciúma. 2019. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7193. Acesso em: 07 abr. 2022.

PEREIRA, C. A. R. F.; SILVA, J. G. da; LOPES, E. L. Estratégia: uma revisão teórica. In: SINGEP, 3., 2014, São Paulo, SP. Anais [...] São Paulo, 2014. Disponível em: https://singep.org.br/3singep/resultado/465.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.