GESTÃO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO: FATORES QUE AFETAM A INTENÇÃO DE COMPRAS ONLINE DOS GRADUANDOS DO UNIDESC EM 2022, DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, RECURSOS HUMANOS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (ADMINISTRAÇÃO)

Ana Luísa Gonçalves, Larissa Rocha, Izabela Visentin

Resumo


O presente estudo tem como tema gestão do comércio eletrônico: fatores que afetam a intenção de compra online dos graduandos do UNIDESC em 2022, dos cursos de Administração, Recursos Humanos e Ciências Contábeis. O comportamento do consumidor é influenciado por diversos fatores, sendo eles: sociais, culturais, pessoais, psicológicos e econômicos. O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores que afetam a intenção de compra pela internet dos graduandos do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste. O tipo de pesquisa utilizado foi a pesquisa bibliográfica por meio de um questionário Likert aplicado para cerca de 200 universitários com análise quantitativa. Foi utilizada a estatística descritiva para resumir e compreender os dados, o coeficiente Alfa de Cronbach para medir a qualidade do questionário e o teste Qui-quadrado para saber se o fator econômico é dependente de outros
fatores. Com a questão chave do questionário, foi possível chegar a conclusão que o fator econômico é preponderante, com o auxílio do teste Qui-quadrado é evidente que o fator econômico é dependente do fator pessoal. Deste modo, com base nos resultados apresentados, as implicações deste estudo podem ser úteis para varejistas online, profissionais de marketing e web designers na
construção e melhoria de lojas virtuais. Pode fornecer informações relevantes para o desenvolvimento de estratégias de marketing para aumentar as vendas de produtos e serviços.

Palavras-Chave: Comércio eletrônico; comportamento do consumidor online; intenção de compra online


Texto completo:

PDF

Referências


CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of the test. Psychometrika, v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951.

COSTA, M. O que você precisa saber sobre e-Commerce. abr. 2013. Disponível em:http:-//www.csthost.com.br/blog/sem-categoria/o-que-voce-precisa-saber-sobre-e-commerce. Acesso em: 16 de nov. 2022.

COSTA, Fabiano Leite. Comércio Eletrônico: Hábitos do consumidor na internet. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade Pedro Leopoldo, Minas Gerais, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.