USO DOS ARQUÉTIPOS NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DAS OLIMPÍADAS 2020 (ADMINISTRAÇÃO)

Dhiovana Nunes, Iris Silva, Izabela Visentin

Resumo


Em meio a era da informação, consolidar a marca na mente do consumidor tornou-se um desafio. O artigo em questão tem como objetivo analisar o uso dos arquétipos nas campanhas publicitárias das Olimpíadas 2020, identificando se as imagens arquetípicas têm influência no consumo da marca e no branding da empresa. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, em que os internautas identificaram quais sentimentos eram despertados diante das campanhas publicitárias. Mediante a análise, é perceptível que as imagens arquetípicas são universais, estando presente no inconsciente coletivo de forma assertiva, entretanto, o uso dos arquétipos em si não é um fator que maximiza o consumo da marca. Conclui-se, portanto, que o consumo está mais ligado ao poder
aquisitivo, do que de fato a influência arquetípica.

Palavras-Chave: Arquétipos; consumo; publicidade; Olimpíadas; marca.


Texto completo:

PDF

Referências


SCHNORR, Thiago Heitor da Costa. MARKETING NO SETOR DE ESPORTE: OPORTUNIDADES VISLUMBRADAS PELA MARCA OLYMPIKUS PARA A COPA DO MUNDO E AS OLIMPÍADAS , Porto Alegre, 2009. Disponível em:https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22770/000740738.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 27 mar. 2022.

TRINDADE, Larissa Crepaldi. SAMPAIO, César Augusto. O VERDADEIRO VALOR DAS MARCAS, São Paulo, Jan/Mar. 2015. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1277/1347. Acesso em: 02 abr. 2022.

VIEIRA, Gleogledson Leal. AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING ESPORTIVO DA NETSHOES E CENTAURO: OS ÍDOLOS NEYMAR, BOLT E PHELPS NAS OLIMPÍADAS RIO 2016, São Cristóvão, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/9626/2/Geogledson_Leal_Vieira.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.