ANÁLISE AGRONÔMICA DA ADUBAÇÃO COM REMINERALIZADORES ASSOCIADO A MIX DE PLANTAS DE COBERTURA NA CULTURA DO FEIJÃO (AGRONOMIA)

Guilherme Migliavaca, Samuel Gomes, Fábio Batista

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi avaliar o uso de remineralizadores associado a plantas de cobertura na substituição da adubação fosfatada e potássica na cultura do feijão. O experimento foi realizado no município de Cristalina - GO, o delineamento experimental foi de blocos casualizados definido com 10 tratamentos e 3 repetições divididos em sub parcelas, com e sem plantas de cobertura. Os tratamentos foram: 1 – Micaxisto 3t/ha; 2 – Micaxisto 5t/ha; 3 – Micaxisto 7t/ha; 4 – Micaxisto 9t/ha; 5 - Kamafugito 3t/ha; 6 – Kamafugito
5t/ha; 7 – Kamafugito 7t/ha; 8 – Kamafugito 9t/ha; 9 – Fertilizante solúvel; 10 – Sem adubação (Testemunha), onde buscou-se avaliar peso de mil grãos (PMG), número de vagens por planta (NVPP) e produtividade. A variável NVPP e Produtividade foram as únicas que apresentaram resultados com diferenciação estatística. Desse modo a parcela com fertilizante solúvel obteve o maior número de vagens, sendo 2,15x superior ao segundo melhor resultado, tratado com 9 toneladas/ha de micaxisto, esse 2,3x acima da parcela controle no
manejo SPC. Para o fator produtividade foi encontrado resultados significativos estatisticamente, no qual se sobressaiu as parcelas tratadas com fertilizante solúvel, em que foi 3x e 1,6x superior as melhores respostas com remineralizadores nos manejos CPC e SPC, respectivamente. A adubação com remineralizadores associado a plantas de cobertura não proporcionaram resultados competitivos aos cultivos com adubos químicos.

Palavras-chave: Adubação; nutrição de plantas; sustentabilidade; phaseolus vulgaris


Texto completo:

PDF

Referências


DONEDA, A. Plantas de cobertura de solo consorciadas e em cultivo solteiro: decomposição e fornecimento de nitrogênio ao milho. Dissertações. Santa Maria, RS, Brasil. 2010.

EDWARD, W. O. O. Influência do uso de pó de rochas fosfáticas e basálticas na ocorrência de micorrizas arbusculares em solo de cerrado. 2016. ix, 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

FERREIRA, D. F. Sisvar: a computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia (UFLA), v. 35, n.6, p. 1039-1042, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.