AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE IRRIGAÇÃO, EM DUAS FAZENDAS EM QUATRO PIVÔS CENTRAIS. (AGRONOMIA)

Renato Rodrigues, Vitor Queiroz, Eder Moscon

Resumo


Introdução: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho de diferentes sistemas de irrigação por aspersão via pivô central em fazendas do estado de Goiás. O presente trabalho foi realizado nas fazendas AgroFava, localizada no município de Jaborandi-BA e na fazenda Royer, município de Padre Bernardo - GO. As avaliações ocorreram entre os meses de junho e agosto de 2022. A uniformidade de distribuição do sistema de irrigação foi realizada em quatro pivôs centrais. A determinação da eficiência de aplicação de água dos
pivôs foi realizada por meio do Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC). Para a determinação dos coeficientes, foram coletados água de coletores que foram colocados a cada 10 metros espaçados no pivô central, o volume de água de cada coletor foi medido por uma proveta. Os dados foram tabulados obtidos no Software Excel. Ao final, os valores de CUC foram avaliados segundo a classificação proposta por Mantovani (2001). Em função da análise aplicada, foi possível observar que os diferentes pivôs se comportam de formas variadas, evidenciando assim a importância do manejo e das avaliações de uniformidade, principalmente de forma individual, para que se tenha sucesso na irrigação por aspersão,utilizando este tipo de equipamento. Os Pivôs 01 e 11 da fazenda AgroFava tiveram uma porcentagem de lâmina média menor em comparação com os Pivôs 08 e 09 da fazenda Royer, pois alguns bocais estavam entupidos e comprometeram diretamente na avaliação.
Palavras-Chave: aspersão; manejo; milho.


Texto completo:

PDF

Referências


MOREIRA, H. M.;TOMAZELA, C. Projetos, atualizações e manutenção dos sistemas de irrigação. Revista Irrigação e Tecnologia Moderna, Brasília-DF, v. 1, n. 69, p. 52-53, 2006.

FRIZZONE, J. A. Irrigação por aspersão. Piracicaba-SP: ESALQ – Departamento de Engenharia Rural. Série Didática 3, 1992. 53 p. NORBERTO, S.; NEVES, E. Importância do manejo da irrigação. Enciclopédia Biosfera, v. 17, n. 34, p.273- 275, 2020.

FREITAS, P.S.L.; DALLACORT, R.; BARBIERI, J.D.; BERTONHA, A. Manejo de água. Hortaliças-fruto, Maringá, p.163-208, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.