RELAÇÃO ENTRE O EMAGRECIMENTO E O TRANSTORNO DE AUTO IMAGEM EM MULHERES OBESAS (EDUCAÇÃO FÍSICA)

Daiane Nobre, Leonardo Ricardo

Resumo


Introdução: As mulheres possuem maior carga de sentimentos, quando são negativos, cria-se uma rejeição ao próprio corpo, gerando problemas com a auto estima, enxergando-se de uma maneira que não condiz com a realidade. A busca pela perfeição de corpo, ultrapassa limites colocando a procura acima de tudo que é importante como a sua saúde física e mental. A busca pelo corpo ideal é um acontecimento global que é alvo de discussão há muitos anos. Isso se dá, pelo fato de alguns determinantes relacionados a esse intuito
influenciarem negativamente os indivíduos que colocam isso como meta absoluta, atingindo a sociedade por completo. Objetivo: apresentar os fatores relacionados ao emagrecimento que ocasionam o transtorno de auto imagem em mulheres obesas. Metodologia: Esta pesquisa foi formulada a partir de fundamentos de revisão de literatura de natureza básica e abordagem qualitativa. Considerações Finais: O estudo mostrou que o culto ao corpo sofreu alterações ao longo dos anos. Percebe-se que o advento da tecnologio trouxe consigo uma padronização do que é considerado belo pela sociedade. As mulheres obesas, em grande maioria sem perceber, sofrem a pressão que é imposta por meio de pessoas ou pela mídia e indústrias, no que diz respeito a busca pelo corpo considerado perfeito. Por fim, considera-se a relevância da atuação do Profissional de Educação Física, tanto na prevenção quanto no tratamento dos transtornos de autoimagem, alertando as mulheres e a população em geral, sobre determinados riscos de procedimento que colocam os indivíduos em perigo.


Texto completo:

PDF

Referências


MANFRED, A.Z. História do Mundo Volume I - O Mundo Antigo - A Idade Média. Edições Sociais, 2016. MELO, L. SANTOS, N. Padrões de beleza impostos às mulheres. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT, n. 1, maio, 2020.

MARIZ DE OLIVEIRA, J.G. “Educação Física: Tendências e Perspectivas.” ANAIS I Semana de Educação Fisica- Universidade São Judas Tadeu- São Paulo, o.6-22, 1993.

PEREIRA, P. OLIVEIRA, C. Influência das mídias sociais no comportamento alimentar de mulheres adultas. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT. n. 1. maio, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.