DESDOBRAMENTO DO RISCO ERGONÔMICO NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (ENFERMAGEM)

Valéria Barbosa, Luzia Ferreira

Resumo


Introdução: Risco ergonômico é definido como qualquer fator que afete de alguma forma a saúde do trabalhador, seja fisicamente ou psicologicamente, ele é capaz de diminuir a produtividade, e até mesmo causar danos permanentes à saúde. A UTI por ser um local onde há muita movimentação e atividades
intensas, põe em risco a saúde dos profissionais que lidam diretamente com riscos ocupacionais, principalmente o ergonômico. As complicações advindas da ausência de ergonomia adequada podem surgir rapidamente. Objetivo: Descrever o desdobramento do risco ergonômico na qualidade de vida dos
profissionais de enfermagem na UTI. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, utilizando método de revisão de literatura com abordagem qualitativa, na qual foi realizada uma busca em artigos e dissertações, entre os anos de 2015 a 2022, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Acadêmico (Google Scholar) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), além de informações e portarias fornecidas pelo Ministério da Saúde. Discussão: Para que haja solução dos problemas enfrentados pela equipe, é necessário que seja realizada uma análise dos riscos ergonômicos, atividades educativas com foco preventivo, incentivo a hábitos saudáveis, tempo de descanso adequado e ginástica laboral. Considerações Finais: É fundamental que os profissionais sejam conscientizados dentro do trabalho e fora dele para manter a plena saúde do indivíduo, e consequentemente, melhorar a assistência prestada ao paciente.

Palavras-Chave: equipe de enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva; qualidade de vida; risco
ergonômico.


Texto completo:

PDF

Referências


BERTOLDI, Suelem Vanessa Pitol. Avaliação ergonômica do profissional de enfermagem no serviço privado de atendimento móvel de urgência. 2018.

BRASIL. Agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde. 2015.

BRIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 3, n. 2, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.