A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTES CRÍTICOS COM INTERNAÇÃO PROLONGADA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (ENFERMAGEM)

Erika Dias, Cristiano Ribeiro

Resumo


Introdução: Este estudo trata da atuação do enfermeiro na prevenção de Lesão por Pressão (LPP) em pacientes críticos com internação prolongada em unidade de terapia intensiva. As LPP são conhecidas como lesões provocadas pela contínua pressão aplicada sobre um certo ponto do corpo, provocando um grave comprometimento do aporte sanguíneo, com redução ou interrupção da irrigação tissular, por meio da oclusão de vasos e capilares, resultando em isquemia e morte celular. Podem acontecer devido a vários fatores relacionados ao paciente instável, principalmente aqueles em estado críticos. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e natureza básica com o objetivo de analisar a atuação do enfermeiro e fatores que contribuem para a prevenção de lesão por pressão em pacientes críticos com internação prolongada em unidade de terapia intensiva a partir de um estudo bibliográfico. Considerações Finais: É possível verificar, que o enfermeiro tem papel fundamental na prevenção das LPP, atuando na sistematização da assistência, com o plano de cuidado, através da prescrição por ele elaborada, os protocolos, a padronização de procedimentos, e o processo de enfermagem, buscando o bem-estar do paciente.

Palavras-Chave: cuidados de enfermagem; escala de Braden; lesão por pressão; prevenção; unidade de terapia intensiva.


Texto completo:

PDF

Referências


VARGAS, Divani; BRAGA, Ana Lúcia. O Enfermeiro de Unidade de Tratamento Intensivo: Refletindo sobre seu Papel. Faculdades Integradas Fafibe, São Paulo.

VASCONCELOS, Josilene; CALIRI, Maria. Ações de enfermagem antes e após um protocolo de prevenção de lesões por pressão em terapia intensiva. Esc Anna Nery, 2017.

VASQUES, R. S. O papel do enfermeiro na prevenção da úlcera por pressão. Faculdade promove de Brasília, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.