MANOBRA DE HEIMLICH: SITUAÇÕES DE PAIS QUE SE DEPARAM COM A FALTA DE CONHECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO PRÉ NATAL (ENFERMAGEM)

Geisielle Gomes, Gabriela Rodrigues

Resumo


Introdução: Casos de engasgos são cada vez mais frequentes devido à falta de experiência dos pais, sendo que tal situação ocorra em qualquer faixa etária, crianças estão entre os casos mais recorrentes. Dessa forma foi criada a manobra de Heimlich, uma técnica de desengasgo. A inexperiência no âmbito familiar mostra a necessidade do profissional de enfermagem priorizar a técnica no período do pré-natal, puerpério e alta hospitalar, minimizando possíveis complicações à criança. Objetivos: Avaliar as necessidades dos pais a
prestar os primeiros socorros, identificar abordagem mediante engasgo, descrever a importância em realizar a manobra de Heimlich, definir atuação da enfermagem em situação de engasgo. Metodologia: Este trabalho trata –se de uma revisão de literatura, como critério de busca foram utilizadas as bases de dados do Google Scholar, Scielo e Pubmed, onde foram encontrados 223 artigos, desses, 188 artigos estavam fora da temática tornando excluídos, sendo 35 artigos elegíveis e após leitura de resumos e introduções 9 foram excluídos, resultando em 26 trabalhos científicos utilizados no estudo. Conclusão: A manobra de Heimlich deve ser priorizada durante o pré-natal, dessa forma pais que se deparam com o engasgo possam saber lidar com a situação e minimizar risco maior a criança.
Palavras-Chave: primeiros socorros; engasgo; manobra de Heimlich;


Texto completo:

PDF

Referências


SILVA, L. A. dos S. et al. Atuação da enfermagem em urgência e emergência. Revista Extensão, v. 3, n. 1, p. 83-92, 2019.

SOARES, F. F. et al. Aspiração de corpo estranho de vias aéreas em crianças: fatores associados e complicações em uma série histórica. 2020.

TAVARES, J. M; ALVES, N. G. Aspiração de corpo estranho: sempre um diagnóstico diferencial em lactantes, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.