AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES DO ENFERMEIRO NA PRIMEIRA GESTAÇÃO DE BAIXO RISCO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF): Revisão de Literatura (ENFERMAGEM)

Michele Magalhães, Natécia Lima, Luzia Ferreira

Resumo


Introdução: A gravidez é uma condição natural na vida da mulher que dura aproximadamente 280 dias. Durante este período, seu organismo passa por diversas alterações biológicas, corporais e psíquicas no intuito de acomodar o feto. O pré-natal consiste na assistência à gestante durante todo o período gestacional e, é por meio dele, que o profissional de enfermagem fornece as primeiras orientações, cujo objetivo é atuar na detecção precoce de fatores de risco, prevenção e educação em saúde, elucidando possíveis dúvidas e zelando por um pré-natal adequado e completo. Objetivo: Descrever as principais orientações do enfermeiro na primeira gestação de baixo risco na Estratégia de Saúde da Família. Métodos: Revisão de literatura de natureza básica e abordagem qualitativa. Resultados: Dentre os 39 estudos utilizados para compor a presente pesquisa foram selecionadas 6 publicações que após suas respectivas leituras e análise, destacaram-se as principais orientações do enfermeiro à primigesta de baixo risco. Levando-se em consideração a estatística, as principais orientações de enfermagem que mais prevaleceram nos estudos
selecionados foram: trabalho de parto e amamentação. Conclusão: Observou-se uma baixa prevalência de oferta de algumas recomendações, como por exemplo, os cuidados com o recém-nascido, exames, sintomas comuns da gestação, dentre outros. Assim, faz-se necessária uma atenção completa no fornecimento dessas orientações no decorrer de todo o processo gestacional, pois trata-se de essencial vínculo gestante-enfermeiro e indispensáveis na contribuição para uma boa gestação, parto e puerpério.

Palavras-Chave: primigesta; pré-natal; enfermagem; orientações de enfermagem; Estratégia Saúde da
Família.


Texto completo:

PDF

Referências


FONSECA, Adrielly Cristiny Mendonça et al. Saúde da mulher: manutenção da gravidez em gestantes. Rev. enferm. UFPE on line, p. [1-24], 2021.

KAHL, Carolina et al. Actions and interactions in clinical nursing practice in Primary Health Care. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, 2018.

LEITE, Mirlane Gordim et al. Sentimentos advindos da maternidade: revelações de um grupo de

gestantes. Psicologia em estudo, v. 19, p. 115-124, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.