ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO NA CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADO AO USO DE CATETER VENOSO CENTRAL EM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO (ENFERMAGEM)

Raniele Neves, Gabriela Rodrigues

Resumo


Introdução: Unidade de terapia intensiva (UTI) é um local com aparatos tecnológicos avançados destinados a pacientes que requerem tratamento constante e de alta complexidade, estes indivíduos estão sujeitos a diversos procedimentos invasivos, dentre eles, a inserção do cateter venoso central cujo cuidados durante o uso deste é de incumbência do enfermeiro. Objetivos: Analisar fatores que levam a riscos de infecção ao paciente internado em uma Unidade de terapia intensiva adulto associado ao uso contínuo do acesso
venoso central e a contribuição do profissional de enfermagem na prevenção e controle do mesmo, destacar aspectos pertinentes a terapia intensiva, salientar acerca do cateter venoso central (CVC), demonstrar relevância do enfermeiro como principal precursor na prevenção e controle de infecções. Metodologia: Trata-se de um artigo de natureza básica, baseado em conhecimento teórico
existente com fundamentação teórica de caráter exploratório. Realizou-se a busca com corte temporal de 2016 a 2022. Conclusão: As principais causas que levam à infecção relacionada ao uso de cateter venoso central (ICSRC) no âmbito de UTI são manuseio recorrente e inadequado do mesmo, falta de antissepsia na técnica correta no momento de inserção do dispositivo, falta de adesão quanto à protocolos impostos pela Agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA) e higienização correta das mãos. Nota-se que a infecção na corrente sanguínea relacionado ao uso de cateter venoso central é prevenível diante de medidas profiláticas adotadas e o olhar apurado do enfermeiro colocando em prática protocolos de segurança ao paciente.

Palavras-Chave: UTI adulto; cateteres; controle de infecções; enfermeiro.


Texto completo:

PDF

Referências


SOUZA, João Maurício Fernandes et al. A pesquisa básica na graduação desperta interesse na pós-graduação. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v. 2, n. 1, 2020.

TEMAS em cardiologia, 2016. Disponível em: http://temasemcardiologia.com.br/?s=swan+ganz. Acesso em: 22/09/2022.

ZERATI, Antônio Eduardo, WOLOSKER Nelson, LUCCIA Nelson de, PUECH-LEÃO Pedro. Cateteres venosos totalmente implantáveis: histórico, técnica de implante e complicações.2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.