ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM PACIENTES ADOLESCENTES COM DEPRESSÃO (FARMÁCIA)

Bruna Bueno, Lorena Silva, Karla Ferreira

Resumo


Introdução: o transtorno depressivo em jovens adolescentes requer uma atenção farmacêutica com precisão. O tratamento farmacológico aliado à tem sido eficaz na redução do sofrimento de pacientes nos casos de depressão. Objetivo: identificar os principais sintomas da depressão na adolescência e como
diagnosticar essa doença; descrever os principais tratamentos farmacoterapêuticos nos casos de depressão em adolescentes e por fim identificar a série de critérios protocolares para os cuidados em adolescentes diagnosticados com depressão. Materiais e Métodos: Trata-se deuma revisão bibliográfica exploratória, com uma abordagem qualitativa, feita em periódicos disponibilizados gratuitamente em bases de dados da Internet. A pesquisa online foi realizada na base de dados da internet, Scientific Eletronic Library (Scielo), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e BIREME. Resultado: alguns sintomas da depressão em adolescentes, dentre eles pode-se citar os seguintes: humor deprimido, anedonia, distúrbios do sono, alteração de apetite ou peso, fadiga ou falta de energia, inquietação ou desaceleração psicomotora, distorções e/ou alterações cognitivas. Conclusão: o tratamento para crianças e adolescentes deve ser misto, incluindo intervenções farmacológicas, psicoterapêuticas e psicossociais. Como todos os medicamentos, os psicotrópicos também devem ser utilizados de forma racional, considerando essencial seu uso seguro, que ocorre quando o paciente recebe o medicamento de acordo com suas necessidades clínicas na dose, quantidade e tempo correto.

Palavras-Chave: atenção farmácia, depressão, medicamentos e adolescentes.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Camila Soares de et al. Avaliação da prevalência de sintomas característicos de ansiedade e depressão em estudantes da área de saúde. 2019.

BARBOZA, Maviael Pereira et al. O uso de antidepressivos na adolescência e sua automedicação. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e310101522995-e310101522995, 2021.

BATISTA, Beatriz Cunha de Azevedo. Uso de medicamentos psicotrópicos por crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.