AVALIAÇÃO DE PRESCRIÇÕES DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS EM UMA FARMÁCIA COMERCIAL DO MUNICÍPIO DE LUZIÂNIA - GOIÁS (FARMÁCIA)

Caio Santos, Daniele Miranda, Consuelo Tormin

Resumo


Introdução: os medicamentos controlados são aqueles que atuam no sistema nervoso central e podem produzir dependência física ou química. A prescrição, elaborada de acordo com os critérios legais, é um instrumento fundamental para a promoção do uso racional dos medicamentos controlados. A análise técnica
das receitas é de responsabilidade do farmacêutico, devendo promover ações para garantir o cumprimento da legislação em relação ao comércio dos medicamentos controlados; Objetivo: avaliar prescrições de medicamentos controlados comercializados em uma farmácia no município de Luziânia, Goiás.
Metodologia: tratou-se de uma pesquisa documental, com abordagem quantitativa, através do método descritivo estatístico. Os dados da pesquisa foram coletados através da avaliação de prescrições de medicamentos controlados recebidas em uma farmácia comercial, durante o período de 15 de agosto a 15 de setembro de 2022. As prescrições para análise foram selecionadas de maneira aleatória, sendo analisado exatamente 50% do volume total de receitas disponíveis durante a realização da pesquisa; Resultados: ao todo foram avaliadas 912 prescrições. Destas, apenas 48,02% constavam o endereço do paciente, 42,44% não possuíam a data da emissão, 98,24% continham a dosagem, 99,12% apresentavam a forma farmacêutica, 99,67% demonstraram a posologia e 97,69% incluíam a quantidade prescrita; Conclusão: a maior parte das prescrições avaliadas estavam dentro dos parâmetros técnicos e legais, atendendo às exigências da Portaria SVS/MS no 344/1998, com exceção do endereço do paciente e data de emissão. É de suma importância a atuação do farmacêutico na dispensação de medicamentos controlados, tanto na validação legal das receitas, quanto na atenção farmacêutica.

Palavras-chaves: medicamentos controlados; prescrições; aspectos legais; atenção farmacêutica.


Texto completo:

PDF

Referências


ANGONESI, Daniela; RENNÓ, Marcela Unes Pereira. Dispensação Farmacêutica: Proposta de um Modelo para a Prática. Ciência & Saúde Coletiva 16 (9). Belo Horizonte, 2011. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/csc/a/cvVxXXzgBWJHY5SNjMRJsGn/?lang=pt. Acesso em: 19 de setembro de 2022.

AZEVEDO, Bárbara de Oliveira et al. Perfil Farmacoterapêutico do Zolpidem. Revista Brasileira de Ciências Biomédicas, v. 3, E0642022, 1-7, 2022. Disponível em: https://rbcbm.com.br/journal/index.php/rbcbm/article/view/64/46. Acesso em: 28 de outubro de 2022.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamento de Metodologia Científica. Pearson Universidades, 3. ed. Brasil, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.