MASKNE E A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COVID-19 (FARMÁCIA)

Adrielly Carvalho, Cinthia Fernandes, Karla Ferreira

Resumo


Introdução: Maske trata-se de uma doença causada pela oclusão dos folículos pilosos, diretamente relacionada ao estresse mecânico (pressão, oclusão, fricção) e às alterações no microbioma da pele (temperatura, pH e oleosidade). Durante a pandemia da Covid-19 acentuou-se os casos de lesões na pele. Objetivo: Identificar o surgimento e agravamento de lesôes cutâneas Maskne devido a utilização de máscaras durante a pandemia (Maskne) e descrever os tratamentos adequados para a redução dos efeitos negativos na pele. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Resultado: O uso prolongado de EPI, além do tempo recomendado, requer ações para evitar ou minimizar a ocorrência de lesões. Portanto, as medidas mais importantes para prevenir lesões de pele estão relacionadas aos cuidados de rotina. Conclusão: Conclui-se que as lesões inflamatórias na pele em profissionais desaúde durante a pandemia, está relacionada diretamente ao uso de máscaras em excesso e sem os cuidados necessários. Dessa forma, é evidente a importância das medidas preventivas e do acompanhamento dermatológico para evitar possíveis complicações cutâneas.
Palavras-Chave: Acne. Covid-19. Máscara.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Iago Vinícius Odara do Nascimento et al. Efeitos adversos relacionados ao uso de máscaras faciais durante a pandemia da COVID-19: Revisão Integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, p. e551111234803-e551111234803, 2022.

DAMIANI, Giovanni et al. COVID-19 Related masks increase severity of both acne (maskne) and rosacea (mask rosacea): multi-center, real-life, telemedical, and observational prospective study. Terapia dermatológica , v. 34, n. 2, pág. e14848, 2021.

DE SÁ, Inara Maria Silva; DA COSTA OLIVEIRA, Rafaela; MEIRELLES, Lyghia Maria Araújo. Alterações tegumentares provocadas pelo uso prolongado das máscaras de proteção facial: uma revisão integrativa. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. e27162-e27162, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.