A PERSPECTIVA DO FARMACÊUTICO NA REVOLUÇÃO 4.0 (FARMÁCIA)

Emerson Lopes, Clezio Abreu

Resumo


O ritmo acelerado das transformações no mercado competitivo e no modo de se
relacionar advindos da Revolução Tecnológica impõe novos desafios para as
organizações, pois, é por meio do capital intelectual que se constitui o diferencial
que pode manter a empresa sobrevivendo a alta competitividade global. Nesse
contexto, a indústria farmacêutica enfrenta diferentes desafios, tanto para inovações na perspectiva do P&D quanto para suprir novas demandas resultantes do envelhecimento da população mundial, foco nas causas das doenças para a promoção de saúde e maior incidência de doenças crônicas. Diante disso, o trabalho teve como objetivo discutir as perspectivas da Indústria farmacêutica ante aos processos da Indústria 4.0. A pesquisa foi realizada a partir da Revisão Integrativa de Literatura utilizando a estratégia PICO para as seleções dos trabalhos analisados. Os resultados indicaram que os desafios nesse novo cenário de rápidas mudanças é manter a constante inovação por meio da promoção do P&D e apostas tecnológicas que possam contribuir para a otimização dos processos produtivos.


Palavras-chave: Revolução 4.0; Indústria Farmacêutica; Mercado Farmacêutico
Emergente; Farmacêutico.


Texto completo:

PDF

Referências


BUENO, Robson Elias et al. A evolução da logística de suprimentos: Procurement 4.0. In: X Fateclog Logística 4.0 & a Sociedade do Conhecimento Fatec Guarulhos – Guarulhos/SP - Brasil 31 de maio e 01 de junho de 2019.

DATHEN, Ricardo. Inovação e Revoluções Industriais: uma apresentação das mudanças tecnológicas determinantes nos séculos XVIII e XIX. Publicações DECON Textos Didáticos 02/2003. DECON/UFRGS, Porto Alegre, fevereiro, 2003.

FERREIRA JUNIOR, Hamilton de Souza et al. Os desafios da Indústria farmacêutica no Brasil. IV ENEI, Campinas, nov. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.