ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA PÉLVICA EM MULHERES QUE TEM POR SINTOMATOLOGIA A DISPAREUNIA E VAGINISMO. (FISIOTERAPIA)

Bianca Silva, Gabriele Oliveira, Roberta Carvalho

Resumo


Introdução: A fisioterapia pélvica é uma especialidade que atua no tratamento das disfunções sexuais entre elas o vaginismo é a dispareunia. O vaginismo é caracterizado como uma contração persistente dos músculos do assoalho pélvico (MAP) durante a relação sexual. Já a dispareunia é a dor sentida pela mulher durante o ato sexual. Objetivo: evidenciar a atuação da fisioterapia pélvica em mulheres que tem por sintomatologia a dispareunia e vaginismo. Métodos: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa. A pesquisa baseou-se na coleta de artigos científicos das bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed e Cochrane Library, com intervalo temporal entre 2017 e 2022, redigidos em qualquer língua. Resultado: A pesquisa resultou na seleção de 6 artigos completos que descreveram e avaliaram diferentes abordagens
fisioterapêuticas no tratamento das disfunções sexuais, vaginismo e dispareunia. Conclusão: A fisioterapia pélvica dispõe de várias técnicas, porém torna-se incapaz afirmar alguma técnica exclusiva ou qual será a que obterá mais resultado, porém podemos enfatizar nos estudos que a junção de técnicas e exercícios propostos pela fisioterapia pélvica demonstraram bons resultados, assim comprovando sua eficácia.

Palavras-Chave: Fisioterapia; Dispareunia; Vaginismo.


Texto completo:

PDF

Referências


TRINDADE, Santrine; LUZES, Rafael. Atuação do fisioterapeuta nas disfunções sexuais femininas. Alumni-Revista Discente da UNIABEU-ISSN 2318-3985, v. 5, n. 9, p. 10-16, 2017.

TOMEN, Amanda et al. A fisioterapia pélvica no tratamento de mulheres portadoras de vaginismo. Revista de Ciências Médicas, v. 24, n. 3, p. 121-130, 2015.

TORRES LEVANDOSKI, Nathália; FURLANETTO, Magda Patrícia. Recursos

fisioterapêuticos no vaginismo. Fisioterapia Brasil , v. 21, n. 5 de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.