TRATAMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA PÓS PROSTATECTOMIA RADICAL (FISIOTERAPIA)

Alberth Santos, Leonardo Fonseca, Ludmila Lemos

Resumo


Introdução: No Brasil o câncer de próstata é um dos males de maior incidência no país. A prostatectomia radical (PR) é a técnica cirúrgica que abrange a remoção completa da próstata e dos tecidos que a circundam, sendo o tratamento mais indicado no combate ao avanço da doença. Essa técnica pode deixar sequelas no paciente, como a incontinência urinária (IU), que provoca impacto negativo na qualidade de vida do paciente. Os recursos fisioterapêuticos são aplicados no tratamento da IU acelerando a recuperação da continência.
Objetivo: Analisar a literatura no que se refere aos recursos fisioterapêuticos utilizados na IU pós prostatectomia e evidenciar a efetividade dessas diferentes modalidades fisioterapêuticas. Métodos: o presente estudo trata-se de uma revisão sistemática. A pesquisa baseou-se na coleta de artigos científicos
das bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed e Cochrane Library, com intervalo temporal entre 2017 e 2022, redigidos em qualquer língua. Resultado: A pesquisa resultou na seleção de 8 artigos completos que descreveram e avaliaram diferentes abordagens fisioterapêuticas no tratamento da IU sendo abordagens inovadoras e tradicionais, com média de duração de 11 semanas. Discussão: As modalidades fisioterapêuticas encontradas e discutidas foram o treinamento muscular do assoalho pélvico (TMAP), biofeedback associado a exercício para o assoalho pélvico, eletroterapia, técnicas de pilates, exercícios hipopressivos, exercícios usando haste oscilante, e treinamento de vibração de corpo inteiro. Conclusão: pode-se concluir com base nos trabalhos estudados que os tratamentos embasados pela fisioterapia são de suma importância para reabilitação, apresentando resultados satisfatórios na recuperação da continência urinária de prostatectomizados.

Palavras-Chave: Fisioterapia; Incontinência urinária; Prostatectomia radical.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.