UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO NA RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS (MEDICINA VETERINÁRIA)

Amanda Cordeiro, Darli Lucena, Marta Moi

Resumo


A degradação das pastagens representa como um dos maiores problema nas atividades da pecuária brasileira, afetando diretamente a sustentabilidade do sistema produtivo. Estas pastagens, quando bem manejadas e utilizadas respeitando suas características fisiológicas, exigências climáticas e de fertilidade do solo, mantêm-se produtivas por muito tempo. Essa degradação é decorrente de vários fatores que atuam isoladamente ou em conjunto direta ou indiretamente na cadeia produtiva do sistema agropecuário brasileiro, desde a espécie forrageira, como exemplo da Brachiaria brizantha, sua implantação e o manejo. Assim, faz-se necessário a utilização de técnicas para a recuperação de pastagens, alinhadas as premissas sustentáveis, adubação orgânica, que é uma forma de aperfeiçoar e aproveitar potencialidades dos compostos
orgânicas de bovino e frango na adubação da Brachiaria brizantha em degradação. O presente trabalho, e seus experimentos foram conduzidos no campo experimental Riacho Fundo II DF, (CAUB). Tendo como objetivo identificar os benefícios da adubação orgânica na recuperação de pastagem, Brachiaria brizantha, degradada. Os tratamentos foram feitos através de dosagens para cada tipo de composto orgânico, cama frango é composto bovino, com delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, com parcelas divididas. A área experimental de 25,20m2, foi dividida em 1 blocos com 3 canteiros, cada canteiro medindo 2,80m x 3,00m. A adubação utilizando compostos orgânicos de bovinos e cama de frango na Brachiaria brizantha, mostrou eficiência pouco significativa para o quantitativo de compostos utilizado no experimento, para o solo do cerrado o composto bovino demostrou melhor eficiência em ralação à cama de frango.

Palavras chave: degradação, pastagens; recuperação de pasto; adubação orgânica.


Texto completo:

PDF

Referências


PERON, Antônio José; EVANGELISTA, Antônio Ricardo. Degradação de pastagens em regiões de cerrado. Ciência e Agrotecnologia, v. 28, n. 3, p. 655-661, 2004.

RÓS, A.B.; HIRATA, A.C.S.; NARITA, N. Produção de raízes de mandioca e propriedades química e física do solo em função de adubação com esterco de galinha.Pesquisa Agropecuária Tropical, v.43, n.3, jul./set. 2013

ROSA, B.; SOUZA, H.; RODRIGUES, K. F. Composição química do feno de Brachiaria brizantha cv. Marandu tratado com diferentes p roporções de uréia e de água. Ciência animal brasileira, v. 1, n. 2, p. 107-113, jul./dez. 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.