AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PINTINHOS DE UM DIA EM INCUBATÓRIO DE AVÓS (MEDICINA VETERINÁRIA)

Hérik Semeão, Miryan Magalhães, Marta Moi

Resumo


O acompanhamento e a avaliação dos processos que podem interferir na qualidade dos pintinhos são imprescindíveis para evitar mortalidade e perda de qualidade dos pintinhos gerando consequentemente, perda econômica para o produtor. O objetivo deste trabalho é relatar e quantificar as maiores causas de descarte e de mortalidade de pintinhos em um incubatório de avós. A pesquisa foi realizada em um incubatório industrial localizado no estado de Goiás, onde foi acompanhado a incubação de um lote de 36.595 ovos durante o período de 23 dias. A idade do lote era de 62 semanas. Foram obtidos 18.764 pintinhos de qualidade do incubatório, sendo 14.196 da linha fêmea e 4.568 da linha macho. Dos pintinhos descartados da linha fêmea, a maioria estava sujo de gema; da linha macho, a maior parte estava com abdômen distendido. Neste estudo, foi possível observar a qualidade de pintinhos de um dia de vida, e foi possível quantificar as maiores causas de descarte em um incubatório de avós.


Palavras-Chave: pintinhos; incubatório; qualidade; descarte.


Texto completo:

PDF

Referências


FURLAN, Joyce. Avaliação do manejo pré-incubação e incubação de ovos férteis sobre a qualidade do pintinho, desempenho e rendimento de carcaça de frangos de corte. Pirassununga, 2013.

CALIL, T. A. C. Ferramentas para redução da janela de nascimento de pintos. In: CONFERÊNCIA APÍNCO, 2010, Santos, SP. Anais... conferência FACTA de Ciência e Tecnologia Avícolas, p. 215-230, 2010.

MACARI, Marcos. Manejo da incubação. Facta, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.