PERCEPÇÃO DOS SINAIS E SINTOMAS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DE MEDICINA VETERINÁRIA (MEDICINA VETERINÁRIA)

Ana Caroline Rodrigues, kaick Santos, Pedro Ilha

Resumo


A síndrome de Burnout (SB) é problema de saúde grave de natureza fisiológica e sociocultural, caracterizada pelo estresse emocional crônico. Esta síndrome é descrita em diversos profissionais, sendo os da área da saúde os mais acometidos, destacando-se o alto número de suicídios de médicos veterinários. Além do acometimento de profissionais, investigações no meio acadêmico vêm ocorrendo de forma mais frequente. A universidade expõe o acadêmico a circunstâncias que demandam adaptações e que podem levar a situações de estresse. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento dos sinais
e sintomas relacionados à síndrome de Burnout durante a graduação de medicina veterinária, com o intuito de alertar sobre esta síndrome. A pesquisa foi realizada com 108 estudantes do curso de medicina veterinária, mediante questionário composto por 24 perguntas baseadas no teste online da psicóloga Carol Milters (2022). A avaliação da síndrome de Burnout se baseou no Inventário de Burnout Maslachi – Student Survey (MIB-SS), o qual avalia os três pilares: exaustão emocional (EE), despersonalização/descrença (DE)
e eficácia profissional/realização pessoal (EP). Mediante análise foi observado níveis elevados de exaustão emocional, descrença e o baixo nível de eficácia profissional. Considera-se a importância da conscientização e da prevenção desta síndrome em acadêmicos, principalmente nos de medicina veterinária, uma vez que o médico veterinário é o profissional com maior índice de suicídio. Com isso, as instituições de ensino superior devem valorizar a saúde mental dos acadêmicos, fornecendo medidas adaptativas para controle do estresse no ambiente, assim como o acompanhamento de psicólogos.

Palavras-Chave: suicídio; médico veterinário; exaustão emocional.


Texto completo:

PDF

Referências


ROCHA, F. D. L. Burnout e fadiga por compaixão: o mal dos tempos modernos?. Monografia (Programa de aprimoramento prossional) – UNESP, Jaboticabal – SP, 2016.

RODRIGUES, I. M. L. Saúde mental em estudantes de medicina veterinária: Burnout e ansiedade durante a pandemia COVID-19. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2021.

RODRIGUES, C. S.; DEUS, M. L. A.; ANDRADE, F. T.; REZENDE, G. B.; MARIANO, L. A.; SÉ, A. B. Avaliação da prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina. Revista Brasileira De Educação Médica, 44 (4) : e176; 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.