ANÁLISE FÍSICO QUÍMICA DO CLORETO DE SÓDIO E EXTRATO ETÉREO EM PETISCOS DE CÃES E GATOS (MEDICINA VETERINÁRIA)

Bruna Costa, Farley Santos, Camila Lenza

Resumo


Introdução: O Brasil se tornou um dos maiores mercados pet do mundo, um dos motivos do aumento desse segmento é o hábito alimentar dos cães e gatos, que passou por algumas mudanças nos últimos anos onde os tutores passaram a introduzir petiscos na alimentação dos animais. Os petiscos são oferecidos afim de compensá-los por bom comportamento ou por ficarem sozinhos durante o
dia. Objetivo: Descrever e conscientizar os tutores das possíveis consequências que a oferta desenfreada pode causar à saúde do animal, visando minimizar a humanização exercida sobre esses animais de estimação. Métodos: Esta pesquisa se trata de um Artigo Científico. O método escolhido para análise do extrato etéreo foi Extração direta em Soxhlet e para análise de cloreto de sódio, foi o argentométrico de Mohr. Resultados: Os petiscos de A à F, apresentaram o nível mínimo de extrato etéreo, estando em conformidade com a legislação brasileira, no entanto, o resultado da análise do extrato etéreo do petisco D não está de acordo as informações presentes na tabela nutricional. O resultado das análises de cloreto de sódio, apresentaram-se dentro do limite máximo exigido, no entanto, o nível apresentado no rótulo do petisco D, E e F possuem enorme diferença com o resultado encontrado, que se mostrou inferior, contudo,
enquadra-se dentro da especificação. Conclusão. Nesse sentido, é importante que os tutores assumam o compromisso de desenvolver hábitos alimentares que não coloquem em risco a saúde dos animais fazendo o uso racional de petiscos.
Palavras-Chave: Humanização; Petiscos; Análise físico-química.


Texto completo:

PDF

Referências


SCHUCH, P. Z. Comportamento do Consumidor de Petiscos para Cães em Porto Alegre. 66 p. Monografia (Engenharia de Alimentos) – Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

TERENO, H. M. Pessoas como Nós: Um Estudo Etnográfico na Liga Portuguesa dos Direitos do Animal. 87 p. Dissertação (Mestre em Antropologia) – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2018.

TREVIZAN, L. & KESSLER, A. M. Lipídeos na nutrição de cães e gatos: metabolismo, fontes e uso em dietas práticas e terapêuticas. Revista Brasileira de Zootecnia, v.38, p.15-25, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.