LEVANTAMENTO DO IMPACTO SOCIOECONÔMICO NA DISTRIBUIÇÃO DA DOENÇA DE FELINO: ESPOROTRICOSE, NA CIDADE DE VALPARAÍSO DE GOIÁS NO ANO DE 2021 A 2022. (MEDICINA VETERINÁRIA)

Geovanna Sousa, Simone Gonçalves

Resumo


A esporotricose é uma doença emergente no Brasil, ocorrendo com maior frequência em regiões menos favorecidas, e em alguns lugares acontece com uma alta distribuição geográfica, tornando-se uma zoonose de importância pública, mesmo com isso, não é de notificação compulsória em todo Brasil. O seu principal transmissor é o felino com livre acesso à rua, no qual se contamina com o fungo e pode transmitir para outros gatos ou até mesmo para ser humano através de mordidas e arranhaduras do gato infectado. Com a grande
importância dessa doença na saúde pública o presente trabalho visa saber o impacto do fator socioeconômico na distribuição da esporotricose em felinos, na cidade de Valparaiso de Goiás, nos anos de 2021 e 2022. Para isso foi utilizado pesquisas com clínicas veterinárias, centro de controle de zoonose, hospitais e órgãos do governo, resultando assim um baixo índice de esporotricose e uma falta de atenção governamental em relação a dados da cidade que ajudam na identificação da doença.

Palavras-Chaves: endêmica; gato; zoonoses; distribuição; epidemiológico; saúde pública.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. J. et al. Esporotricose em felinos domésticos (Felis catus domesticus) em Campos dos Goytacazes, RJ. 2018. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/pvb/a/W4y6kRMWDxZ5XKwjnqgVWKv/?lang=pt. Acesso em: 03 nov. 2022.

ARAUJO, A. K. L.; GONDIM, A. L. C. L.; ARAUJO, I. E. A. Esporotricose felina e humana – relato de um caso zoonótico. 2020. Disponível em:

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/53866/1/2020_art_aklaraujo.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.

AVELAR, A. C. S.; DONIDA, C. C.; PAVANELLI, G. C. REVISÃO INTEGRATIVA DAS PRINCIPAIS ZOONOSES DE OCORRÊNCIA BRASILEIRA. 2019. Disponível em:

https://rdu.unicesumar.edu.br/bitstream/123456789/3608/1/Ana%20Carolina%20Soares%20Avelar%202.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.