PERCEPÇÃO DE CAMINHONEIROS SOBRE O BEM-ESTAR ANIMAL DE BOVINOS TRANSPORTADOS NO INTERIOR DE GOIÁS (MEDICINA VETERINÁRIA)

Isadora Matias, Marta Moi

Resumo


Introdução: objetivou-se avaliar a percepção dos motoristas boiadeiros quanto as boas práticas e o bem-estar no transporte de bovinos no interior de Goiás. Notando-se também a realidade dos motoristas entrevistados no cotidiano do trabalho realizado. mMétodos: a avaliação foi realizada por meio de entrevista estruturada na qual se conseguiu contato com dez motoristas de caminhão
de transporte de bovinos, sendo realizadas doze perguntas sobre boas práticas e bem-estar no transporte desses animais. Resultado: Todos os caminhoneiros concordam que a forma de transportar os bovinos é adequada, porém é possível fazer melhorias como a diminuição na quantidade de bovinos transportados por carga, antecipação de documentos na propriedade para o transporte. Conclusão: os motoristas entrevistados preocupam-se com o bem-estar dos animais durante o transporte. Sugere-se a adoção de políticas empresariais para acesso a educação sobre bem-estar animal e boas práticas pelos motoristas que transportam animais através dos Responsáveis técnicos, com uma educação continua sobre o assunto.

Palavras-Chave: bem-estar; transporte; animais; boiadeiro.


Texto completo:

PDF

Referências


MENDONÇA, F. S. et al. Fatores que afetam o bem-estar de bovinos durante o período pré-abate. Archivos de zootecnia, v. 65, n. 250, p. 279-287, 2016.

PEREIRA, Angélica Simone Cravo; LOPES, Mariana Rosário Freitas. Manejo pré-abate e qualidade da carne. Programa Carne Angus Certificada, 2006.

POZZETTI, P. Encontro nacional de defesa sanitária animal: Diretrizes da OIE para o bem-estar animal. Belém, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.